Semana de Combate ao Preconceito e em Favor da Diversidade: vamos escutar o Outro?

Entre os dias 15 e 19 de maio de 2023, a escola Mons. Jerônymo Gallo voltou a desenvolver presencialmente o projeto Semana do Combate ao Preconceito, que visa trazer discussões sobre o direito à diversidade social.
Compreendendo que um dos problemas da sociedade é a dificuldade em aceitar o Outro, a escola entende que é necessário trazer o conhecimento como forma de garantir o direito à diferença. Assim, além do trabalho dos professores em desenvolver atividades que tragam reflexões sobre o tema dentro de suas disciplinas, trouxemos palestrantes que puderam expor tanto o ponto de vista legal (entenda-se aqui, das leis), quanto o ponto de vista de representantes de matrizes religiosas distintas.
Na quinta-feira, foi realizada palestra com membros da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) da cidade de Piracicaba:  o Dr. Thiago Franco, Presidente da Comissão de Diversidade Sexual e a Dra. Janaína Rodrigues, integrante da Comissão de Promoção da Igualdade Racial. Durante a palestra, houve orientação sobre as leis que regem as questões da diversidade sexual e racial. Na sexta, a temática em destaque foi o direito à diversidade religiosa, sendo realizada mesa redonda com pesquisadores e membros de matrizes distintas: Denise Maria (Socióloga e integrante do Candomblé); Rodolfo Capler (Teólogo e Pastor); Padre Danilo Rúbia (Filósofo e Teólogo); Max Lopes de Souza (Historiador e integrante do Espiritismo); além da presença da Dra. Janaína Rodrigues que trouxe as implicações legais sobre discriminações pautadas na intolerância religiosa. Cada participante pode explicar como as religiões se expressam e discursaram sobre a importância de saber conviver com o Outro.
Os estudantes participaram com perguntas e puderam tirar dúvidas com cada membro da mesa.
A escola entende que esta é uma ação que valoriza as disciplinas do currículo e que sua maior contribuição está no campo da cidadania, ao demonstrar que as diferenças não devem ser suportes para as desigualdades.
Embora a organização das atividades tenha sido projetada pelos professores da área de Ciências Humanas, a verdade é que sem a contribuição dos demais colegas, não chegaríamos ao resultado de sempre. Assim, agradecemos a todas as categorias de funcionários da escola que nos ajudaram na concretização desta semana.
Como escreveu o sociólogo Boaventura de Souza Santos
Temos o direito de ser iguais quando a nossa diferença nos inferioriza; e temos o direito de ser diferentes quando a nossa igualdade nos descaracteriza. Daí a necessidade de uma igualdade que reconheça as diferenças e de uma diferença que não produza, alimente ou reproduza as desigualdades.

Equipe de Ciências Humanas, E.E. Mons. Jerônymo Gallo.