Releitura do Auto da Compadecida – Integrando Arte e Tecnologia

O aluno Fabrício Camargo de Souza, do 6º ano A, realizou um trabalho que suscitou emoção e alegria em toda equipe da EE Pedro Crem Filho.
Com a orientação da Professora Beatriz Ometto Cabral de Vasconcellos – de arte e tecnologia – que brilhantemente uniu as duas disciplinas, viabilizando situações de aprendizagem efetiva, trazendo os conteúdos do Currículo do terceiro bimestre sobre artes cênicas/ teatro, bem como as possibilidades de encenação e representação de forma integrada. Foi proposto que os alunos escolhessem uma história/narrativa do seu agrado e que trabalhassem na produção audiovisual envolvendo um pequeno trecho dela.
O aluno Fabrício escolheu o filme “O auto da compadecida” (2000), baseado na peça teatral homônima de 1995 escrita por Ariano Suassuna.
Fabrício, com ajuda do seu pai, protagonizaram uma cena do filme, que foi gravada nos arredores da EE Prof Pedro Crem Filho, no Bairro Recreio, Charqueada/SP.
Filho e pai utilizaram de recursos de edição e uma câmera Canon num tripé para gravar as cenas em uma paisagem muito bem escolhida. Eles também conseguiram apresentar todo o simbolismo da estrada com o horizonte à vista e seus morros, cheios de altos e baixos, assim como no filme, assim como a vida é… Arte e tecnologia bastante evidentes!