Projeto da EE Monsenhor Jeronymo Gallo em parceria com o MAE (Museu de Arqueologia e Etnologia) da USP apresenta material do povo indígena Marajoara aos estudantes da escola.

No último mês, o professor de História Sérgio Neves, da E.E. Mons. Jerônymo Gallo, desenvolveu projeto em parceria com o MAE (Museu de Arqueologia e Etnologia) da USP, trazendo um kit de materiais arqueológicos e indígenas.

O material conta com um rico acervo de materiais pré-históricos de várias regiões do mundo, do período paleolítico e neolítico. Os materiais indígenas são do povo Marajoara, da região amazônica.

No material, encontramos ferramentas de pedra lascada e polida, como pontas de flecha e lança, machados, réplicas de crânio, retratando a evolução humana, maquete de escavação arqueológica, lamparinas e outros utensílios do passado.

Além do material citado, o professor apresentou parte de sua coleção particular de fotografias, minerais e gemas, maquetes das maravilhas do mundo.

O projeto atendeu a feira de ciências da escola e buscou familiarizar os educandos para a compreensão de é organizado o espaço e as coleções de museus, entendendo suas particularidades.

No quesito Replicabilidade, premissa do PEI, o material foi também exposto na escola E.E. Dr. Jorge Coury, articulando o conhecimento entre as escolas da rede.

Todo o projeto de apresentação foi realizado pelos estudantes, fortalecendo seu protagonismo, sob orientação do professor.

Confira as fotos do projeto!