Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (PIBIC EM UNICAMP)

A Pró-reitora de Pesquisa, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, é responsável pelo PIBIC-EM que promove a inclusão, desperta vocação científica e incentiva talentos potenciais dentre os estudantes do Ensino Médio da Rede Pública.

Essas atividades têm proporcionado um maior estreitamento das relações da comunidade da Unicamp com a Rede Pública de Ensino Médio da Diretoria de Ensino Região de Piracicaba oferecendo experiências transformadoras para muito jovens que, de outra forma, não teriam oportunidade de um contato com a atividade investigativa e todo o universo de descoberta que ela propicia.

O objetivo desse programa é atender estudantes, procurando identificar e estimular novos talentos para os diferentes campos do conhecimento. Nesta 12ª turma do PIBIC EM, participam 63 alunos.

Também visa estreitar o contato entre a Universidade e os professores do Ensino Médio da Rede Pública, para aperfeiçoamento dos conteúdos curriculares e melhoria das práticas de Ensino de Ciências.

A reunião foi solicitada a pedido do Prof. Dr. Francisco Haiter Neto (Diretor FOP/ UNICAMP) e Prof. Dr. Miguel Morano Junior (Coordenador do PIBIC – EM – FOP / UNICAMP). Estiveram presentes os Professores Coordenadores das Escolas Estaduais participantes do programa, que prestigiaram os projetos dos alunos. Estiveram também presentes a PCNP de Ciências, Luciana Maria Victoria e o Dirigente Regional de Ensino, professor Fabio Augusto Negreiros.

Relação das Unidades Escolares que participam do PIBIC EM:

Abigail de Azevedo Grillo

Alfredo Cardoso

Atilio Vidal Lafratta

Augusto Melega

Barão do Rio Branco

Carolina Mendes Thame

Catharina Casale Padovani

Edson Rontani

Elias de Mello Ayres

Hélio Nehring

Hélio Penteado de Castro

João Chiarini

João Conceição

João Guidotti

José Martins de Toledo

Juracy de Mello Ferraciu

Luiz Gonzaga de Campos Toledo

Olivia Bianco

Pedro Crem Filho

Pedro de Mello

Pedro Moraes Cavalcanti

Samuel de Castro Neves