“Programa Dignidade íntima” – E. E. Professor Attílio Vidal Lafrata

“Desde sempre nossa Gestão tem o cuidado em atender as alunas no período menstrual e a partir de julho de 2021, com a implementação do Programa Dignidade Íntima, a escola passou a receber uma verba estadual destinada exclusivamente para esse fim, de modo que poderemos atender com mais recursos e orientações essa demanda tão importante.

O Programa Dignidade Íntima é composto por 5 eixos, agregando às atividades pedagógicas já desenvolvidas em nosso cotidiano:

  • Formações para todos na escola;
  • Protagonismo dos jovens;
  • Distribuição de material informativo;
  • Construção de rede de apoio na escola;
  • Aquisição e distribuição dos produtos de higiene íntima menstrual.

Em média entre 10 alunas, 2 sofrem com a pobreza menstrual em nossa comunidade escolar, atrapalhando a rotina escolar dessas alunas que faltam frequentemente da escola nos dias em que estão menstruadas e que por muitas vezes com vergonha não justificam as faltas aos professores e acabam se prejudicando nas atividades escolares e até mesmo avaliativas.

As palestras realizadas no dia 08 e 09/09, marcaram o lançamento do Programa Dignidade Íntima em nossa escola e contaram com a presença apenas das alunas, justamente para serem mais acolhidas nesse momento. As palestrantes Melissa Pomaro- Psicóloga Clínica e Escolar – Psicóloga do Programa Psicologia Viva e Rainez Franco, Professora de Língua Portuguesa, abordaram temas como cuidado com o corpo, autoconhecimento, amor-próprio e a menstruação.

A organização envolveu a gestão, professores e o Grêmio Estudantil Voz para Todos e ainda contou com o apoio da Rede Drogal de Fármacias e o Instituto José Cançado que presenteou as alunas com um lindo kit higiene.”

Por: Adriana Cristina Pavan Fazanaro (diretora), Aline Fernanda de Oliveira Santos (vice-diretora) e Heide Aparecida Pereira Medeiros (Coordenadora Pedagógica).

 

“1- As principais dúvidas circundam quanto a como se comportarem diante do estado de imprevisibilidade, que o período menstrual, traz a vida das adolescentes. O que relatam é a dúvida e a falta de segurança em agir com naturalidade, diante de algo, que ainda se configura, em nossa sociedade, como um tabu.

2- O apoio segue muito o caminho já estabelecido pela escola, enquanto instituição de educação e acolhimento, e agora potencializado, com o novo programa DIGNIDADE INTIMA do governo estadual de SP.  Ou seja, primeiro é necessário a democratização da informação clara, consciente e próxima da linguagem das crianças e jovens, papel que a escola desempenha, trazendo fluidez e naturalidade para que a adolescente possa entender se como um ser cultural e biológico que é. E depois fornecendo absorventes, e, também mostrando, através de palestras, como a realizada hoje, que há outras formas de absorventes, não só os industrializados, ecológicos e acessíveis, que podem ser utilizados.”

Palestrante Rainez Franco

 

“1.As dúvidas são variadas e vai desde “pode lavar o cabelo menstruada” como “mulher transgênero menstrua”? Deixamos o ambiente apenas com mulheres para que todas as dúvidas sejam esclarecidas.

2.Conscientizar a população (homens e mulheres) que a menstruação é um longo período, média de 38 anos de menstruação (início aos 13 anos e término aos 51anos “média). Existe um custo mensal em higiene feminina com a menstruação que não é considerado nem na cesta básica. Um bebê usa fralda em média 5 anos e todos tem essa consciência do custo e não há a mesma consciência para higiene feminina, por isso é importante falar sobre menstruação e inserir em nossa realidade econômica nacional.

3.Iniciar esse trabalho de conscientização. As escolas recebem famílias de diferentes realidades econômicas e abordar o tema de forma aberta é fundamental para as garotas que estão na faixa da vulnerabilidade financeira tenham direito a higiene feminina. O nome da campanha é bem apropriado DIGNIDADE ÍNTIMA é o que toda mulher precisa para sair da POBREZA MENSTRUAL.”

Palestrante Melissa Pomaro- Psicóloga Clínica e Escolar – Psicóloga do Programa Psicologia Viva