PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA REUNIDOS PARA FORMAÇÃO NOS DIAS 05 E 06 DE NOVEMBRO

Os professores de língua portuguesa se reuniram, dias 05 e 06 de novembro, com as PCNP Rosane e Joyce durante a Orientação Técnica “Currículo Paulista LP – ensino fundamental”. Os objetivos da formação foram as mudanças previstas pelo Currículo Paulista para o componente curricular Língua Portuguesa, anos finais e também a retomada da estratégia de leitura de enunciados de avaliações externas, com foco para a Contextualização.

Participaram da formação as PCNP Gediane, de Educação Especial e Katiúscia, de Tecnologia. Gediane apresentou aspectos da adaptação curricular, de alguns tipos de necessidades educacionais especiais e explicou as atribuições do professor especializado que realiza o atendimento nas salas de recurso das escolas. Os professores puderam esclarecer dúvidas, apontar boas práticas das escolas e apresentar demandas para futuras formações. A PCNP Katiúscia apresentou ferramenta que pode auxiliar os professores no trabalho voltado à aprendizagem dos alunos com necessidades especiais. Além disso, mostrou como essa ferramenta pode ser encontrada no Outlook e ser acessada nesse ambiente. Os professores apresentaram outras possibilidades para o uso da ferramenta em sala de aula, inclusive em outro componente curricular: a Língua Inglesa. Além disso, até mesmo dúvidas ao acesso ao e-mail institucional foram esclarecidas nesse momento da formação.

De acordo com a avaliação dos professores, a formação foi bastante pertinente para a prática deles em sala de aula de acordo com as diferentes abordagens que compuseram a pauta do encontro. Mais do que isso, esse foi um momento importante para trocar experiências e compartilhar vivências.