Piracicabano vice-campeão visita o Apaf

COPA DO MUNDO

 Piracicabano vice-campeão visita o Apaf

Texto: Erivan Monteiro

Foto: Divulgação

O vice-campeão mundial com a Seleção Brasileira, André Cruz, visita nesta quinta-feira, a partir das 10 horas, a EE PEI Antonio Pinto de Almeida Ferraz (Apaf). Piracicabano, André Cruz fez parte do grupo do técnico Zagallo que disputou a Copa da França, em 1998. Na oportunidade, o Brasil foi derrotado na decisão pelos anfitriões, por 3 a 0.

O ex-zagueiro (na foto, do tempo em que ainda jogava pela Seleção Brasileira) virá ao Apaf para falar aos alunos sua experiência como jogador de Copa do Mundo, os bastidores do futebol e, depois, abrirá para perguntas. A vinda de André Cruz faz parte do projeto Copa do Mundo do Apaf, que ainda terá uma exposição sobre a competição e um torneio interclasses, com os “times que participam da competição na Rússia.”

André Cruz começou sua carreira nas categorias de base da Ponte Preta, tendo se profissionalizado como jogador em 1987. Campeão dos Jogos Pan-Americanos em 1987, esteve também na conquista da medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Seul, em 1988. Um ano mais tarde, participou da Seleção Brasileira que conquistou a Copa América de 1989. no Brasil.

Após jogar na Ponte Preta e Flamengo, André Cruz mudou-se para a Europa, onde fez uma longa e vitoriosa carreira. Em mais de uma década no futebol europeu, o zagueiro teve passagens por clubes da Bélgica (Standard de Liège), Itália (Napoli, Milan e Torino) e Portugal (Sporting).

Quando estava jogando no Milan, foi convocado por Mário Zagallo para disputar a Copa do Mundo da França, substituindo o tetracampeão Márcio Santos, afastado por lesão, porém não entrou em campo.

Chegou ao Sporting de Portugal no meio da temporada 1999/00. Lá, venceu dois campeonatos, duas Supertaças e uma Taça de Portugal. Deixou o clube português em 2002.

No retorno ao Brasil, 12 anos após sua saída, jogou pelo Goiás e Internacional. Finalmente, em 2004, quando realizava sua segunda passagem pelo Goiás, decidiu pendurar as chuteiras. Atualmente, mora na cidade de Santa Bárbara d’Oeste, SP, tem uma escola de futebol em Campinas.