OBMEP – E.E. Dr. Samuel de Castro Neves é a campeã neste ano.

Neste ano, a unidade paulista campeã é a E.E. Dr. Samuel de Castro Neves, de Piracicaba, com sete medalhistas – um de ouro, quatro de prata e dois de bronze. A E.E. Carlos Maximiliano Pereira dos Santos (capital); E.E. Rosa Francisca Mano (Euclides da Cunha); e E.E. Coronel Marcos Ribeiro (Fartura) também são destaques. Seis estudantes de cada escola foram premiados.A OBMEP é dividida em duas etapas. A primeira fase, nesta edição aplicada em junho, traz 20 questões de múltipla escolha. Já a segunda, em setembro, é composta por seis itens discursivos. A disputa é aberta a alunos das redes municipais, federais e também particulares (nesse caso, há uma classificação própria).
Além das medalhas, os vencedores estão convidados para o 14º Programa de Iniciação Científica (PIC). Os interessados têm até 26 de fevereiro de 2019 para confirmar a inscrição. A iniciativa prevê encontros presenciais com orientação acadêmica e profissional e atividades virtuais com professores universitários. Os alunos recebem material didático e auxílio financeiro (bolsa mensal CNPq).
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), competição organizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), em parceria com a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), anuncia nesta quarta-feira (21) a relação de vencedores da sua 14ª edição.
A olimpíada distribuiu, entre os estudantes de escolas públicas, um total de 500 medalhas de ouro, 1.500 de prata, 4.500 de bronze e 40.946 menções honrosas. Os alunos de escolas particulares receberam 75 medalhas de ouro, 225 de prata, 675 de bronze e 5700 menções honrosas. Também foram premiados professores, escolas e secretarias de educação de municípios que se destacaram em virtude do desempenho dos alunos.

 

Sobre a competiçãoCriada em 2005 com o objetivo de popularizar o ensino da Matemática entre estudantes do ensino fundamental e médio, a OBMEP registrou este ano um novo recorde de escolas inscritas com um total de 54.498 instituições, abrangendo 99,44% dos municípios de todo o país. O número total de inscritos foi de 18.237.996 estudantes do ensino fundamental e médio, oriundos de 48.970 escolas públicas e 5.528 escolas particulares. 

A prova da 1ª fase aconteceu no dia 5 de junho. Após a correção das provas, realizada nas próprias escolas, um total de 952.856 estudantes foram classificados para a segunda fase, realizada no dia 15 de setembro, sendo 906.706 alunos de escolas públicas e 46.150 de escolas privadas.    

Professores premiados

Professores também foram premiados na edição 2018 das Olimpíadas. Na rede estadual paulista, 85 receberam diploma, livro de apoio à formação matemática e vaga no programa “OBMEP na Escola” do próximo ano. Guarulhos foi a cidade com maior número: cinco, no total.

As cerimônias de premiação da OBMEP 2018 ocorrerão durante 2019, em data a ser definida.

 

http://www.obmep.org.br/destaques.DO?id=598