O grito do Gallo! – EE Monsenhor ​Jeronymo Gallo

Uma iniciativa da área de Ciências Humanas e Sociais que deu asas e voz aos estudantes da Escola Jeronymo Gallo em Piracicaba, São Paulo. Com coordenação do professor Renan Costa de Negri junto aos estudantes do Ensino Médio, foi proposto que se desenvolvesse e criássemos um programa de podcast.

Aproveitando toda base de um trabalho que vem sendo desenvolvido pelo grupo escolar, abriu-se espaço para que estudantes formassem um grupo onde haveria a produção e gravações dos programas do podcast. Com louvável iniciativa o professor reuniu jovens e no mês de agosto de 2020 lançaram o primeiro de muitos episódios do que se tornaria um projeto exemplar e que merece todo crédito. De lá para cá, muitos outros foram lançados e hoje estão disponíveis nas principais plataformas digitais, como por exemplo: Spotify, Anchor e Google Podcasts.

Recursos tecnológicos, ciência, cultura jovem e muita identidade. O grito do Galo é hoje uma das grandes conquistas que segue fomentando o trabalho sério e responsável dentro do ambiente escolar. É um trabalho que rompe os muros da Escola, que traz estudantes para a ação e os tornam protagonistas dentro do processo de ensino e aprendizagem. Um projeto aberto, onde estudantes e convidados podem participar ativamente desde a definição do tema, pesquisa e levantamento de informações e dados, até as gravações e edições de cada um dos episódios.

Ficou com vontade de saber mais? Ouvir um pouco do Grito do Galo, que grita ciência e liberdade de expressão? Convidamos todos para conferir estes e os próximos que estão por vir.

 

“Participar para mim do Podcast, além de ser uma diversão é uma forma da gente estudar também né. Eu acho que me ajudou muito tanto no quesito pessoal, de estudo por conta de também ser uma forma da gente aprender um pouquinho mais, e no quesito pessoal foi no meu desenvolver pois eu era muito tímida e hoje em dia eu estou conseguindo me expressar melhor, não me cobro muito mais pois eu sou uma pessoa muito perfeccionista e a gente aprende no Podcast que, errar faz parte e está tudo bem você errar. E para mim é uma honra participar!” – Aline Bego Aliberti aluna da 3°série do EM