Mural no Apaf lembra do Dia Internacional da Mulher

As professoras Maria Gilda, de Língua Portuguesa, e Cecília, da Sala de Leitura, preparam um lindo mural para lembrar o Dia Internacional da Mulher, no úlitmo dia 8 de março. O painel ficou em exposição no pátio da EE PEI Dr. Antonio Pinto de Almeida Ferraz (Apaf) para os alunos conhecerem a história de luta e do significado da data. Também foi confeccionado um marcador de livro, que os alunos levaram para presentear suas mães.

As histórias que remetem à criação do Dia Internacional da Mulher alimentam o imaginário de que a data teria surgido a partir de um incêndio em uma fábrica têxtil de Nova York em 1911, quando cerca de 130 operárias morreram carbonizadas.

Sem dúvida, o incidente ocorrido em 25 de março daquele ano marcou a trajetória das lutas feministas ao longo do século 20, mas os eventos que levaram à criação da data são anteriores a este acontecimento.

O primeiro Dia Internacional da Mulher foi celebrado em 28 de fevereiro de 1909 nos Estados Unidos, por iniciativa do Partido Socialista da América, em memória de um protesto de operárias da indústria do vestuário de Nova York contra as más condições de trabalho.

Texto: Erivan Monteiro

Fotos: Maria Gilda