Grupo de Estudos: uma ideia que vem trazendo resultados positivos

Grupo de Estudos: uma ideia que vem trazendo resultados positivos

Alunos de escolas públicas, motivados pelo professor de Matemática Danilo Rodrigo Alves e diante da problemática do distanciamento social devido a pandemia do Covid19, constituíram um grupo de estudos virtual, com o intuito de estudar matemática para participarem de competições acadêmicas. Essa modalidade de estudo já era realizada pelo Prof. Danilo e teve sua continuidade esse ano, mesmo que virtualmente.

Assim, os alunos Natália Borges Correr, Rafael Borges Correr e Taynara Almeida Arruda da ​EE Dr. Samuel de Castro Neves, em Piracicaba; Natália Carvalho da E. E. Cesarino Borba, em Iracemápolis e Mateus Dias Barbosa da E.E Francisco de Assis, em Campinas, compuseram o grupo de estudos intitulado “πrados” (pirados).

O empenho e comprometimento nos estudos entre esses jovens vem trazendo resultados positivos. Eles participaram da Olimpíada de Matemática da Unicamp (OMU), uma atividade destinada a jovens do Ensino Fundamental e Médio e que é organizada pelo Laboratório de Ensino de Matemática do IMECC-Unicamp e conquistaram medalhas.

Esse ano a OMU foi realizada totalmente à distância e os estudantes passaram por três fases com desafios matemáticos muito bem elaborados e que surpreenderam pela dificuldade imposta, o que não amedrontou o grupo que, competiu com equipes de todo Brasil, conquistando medalhas de prata no nível Alfa (para alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental), ficando entre as 13 melhores equipes.