Escolas estaduais se reúnem na FUMEP

Proposta foi discutir ferramentas de fortalecimento dos grêmios estudantis,

ampliando o nível de participação do aluno no universo escolar

A FUMEP (Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba) recebeu representantes de cerca de 50 escolas estaduais de Piracicaba e região na manhã do último dia 21 de fevereiro. O encontro, coordenado pela Diretoria de Ensino/Região Piracicaba (DER), reuniu mais de 100 pessoas, entre professores, diretores e membros  dos grêmios estudantis com a proposta de exaltar a relevância das ações conduzidas por estes organismos no ambiente escolar.

Segundo a supervisora de ensino Jussara Morales Marciano que, durante o encontro representou o dirigente regional de ensino, Fábio Augusto Negreiros, o fortalecimento dos grêmios estudantis permitirá às escolas ampliar o processo de integração e participação dos alunos que, mobilizados, poderão defender de forma transparente e democrática os interesses dos estudantes e criar oportunidades para que os alunos discutam, desenvolvam e fortaleçam ações no ambiente escolar e na comunidade.

“Os grêmios têm se apresentado como um importante instrumento de aprendizagem, cidadania, convivência, responsabilidade e luta por direitos”, disse Jussara, lembrando que seus integrantes são eleitos anualmente, pelo voto direto de seus pares. “A eleição para composição dos grêmios estudantis é rigorosa e feita em consonância com o Estatuto do Grêmio da Unidade Escolar, construído a partir da legislação em vigor, com o objetivo de garantir a transparência do processo”, explicou.

O profº coordenador João Gâmbaro e a supervisora de ensino Rosana Túbero, coordenadores da ação, revelam ainda que, pelo cronograma de atividades anuais estabelecidas pela DER, outros encontros serão realizados para que os grêmios estudantis sejam estimulados e orientados a tomar a frente na efetivação de ações que contribuam para a formação integral do aluno por meio também da verificação do espaço escolar e  elaboração de painéis e folders educativos para conscientização dos alunos e da comunidade.

Como exemplo, eles citam a mobilização ocorrida durante o encontro para alertar os alunos gremistas sobre os perigos e as formas de prevenção ao mosquito Aedes aegypti por meio da palestra “Conscientização de ações ao extermínio ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e da zika”, proferida pelo orientador pedagógico do Centro de Controle de Zoonoses de Piracicaba, Márcio José Sergio Ermida.

Na ocasião realizou-se uma enquete sobre as hortas escolares.

Para o diretor executivo da FUMEP, Profº Antonio Carlos Copatto, que recepcionou alunos, diretores e professores, o apoio às equipes gremistas na efetivação das ações propostas deverá contribuir com o processo de ampliação do número de escolas com Grêmios Estudantis no Estado de São Paulo. “E isso é muito bom, tendo-se em vista o caráter democrático e participativo dos grêmios”, considerou.

Foto 1 legenda- Márcio Ermida, Luciana Victória, Marly Marsulo, Jussara Morales Marciano e Antonio Carlos Copatto durante o encontro