Escola Estadual “Aroldo Donizetti Leite” – ATIVIDADES REMOTAS 1º Bimestre 2020 – ELETIVA QUINTAL ABERTO

ATIVIDADES REMOTAS 1º Bimestre 2020 – ELETIVA QUINTAL ABERTO
Escola Estadual “Aroldo Donizetti Leite”
Durante as atividades remotas da disciplina Eletiva Quintal Aberto ministrada pela professora da área de Ciências Humanas Sandra R. Arrizatto, foi solicitada uma pesquisa sobre Bacias Hidrográficas do Brasil e posteriormente apresentadas as principais características, sua importância para o meio ambiente bem como para a sociedade, as condições de preservação, e suas potencialidades. Os/as alunos/as pesquisaram e compartilharam os resultados de maneira remota contribuindo assim para o avanço da aprendizagem à distância.
Como exemplo podemos citar a participação da aluna: Biatriz rosa de Moraes 1A•
Pesquisar sobre a bacia hidrográfica do rio Piracicaba e escrever um relatório.
BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PIRACICABA
Estende-se por uma área de 12.531 km².
O rio Piracicaba nasce em uma região chamada três fronteiras entre as cidades de Paulínia, Cosmópolis e Americana, local esse que ocorre o encontro dos rios Atibaia e Jaguari, partido dali com o nome de Rio Piracicaba.  O rio Piracicaba percorre 115 km de sua formação até a sua foz no rio Tietê, entre os municípios de Santa Maria da Serra e Barra Bonita.
O Piracicaba possui diversos meandros que tornam as águas de seu leito tranquilas, aptas para a navegação de embarcações de pequeno porte, após a cidade de Piracicaba.
Dentre as versões da origem da denominação do rio, há a de que, devido aos seus meandros, os peixes represem-se, significando em tupi “lugar onde o peixe pára”.
A bacia hidrográfica do rio Piracicaba localiza-se numa das regiões mais desenvolvidas do estado de São Paulo, abrangendo importantes municípios como Bragança Paulista, Campinas, Limeira, Americana, Atibaia, Rio Claro, Santa Bárbara d’Oeste e Piracicaba.
Desenho de uma Bacia Hidrográfica elaborado pelos/as alunos/as