ESALQ recebeu II Feira do Conhecimento realizada pelo Programa Ponte em parceria com Diretoria de Ensino de Piracicaba

O Programa Ponte, programa de extensão universitária da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ) financiado pela FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos) e que é realizado em parceria com a Diretoria de Ensino Regional de Piracicaba promoveu, no dia 13 de março, a II Feira do Conhecimento, na Central de Aulas da ESALQ.

O objetivo da Feira é aproximar estudantes do ensino médio da rede pública de Piracicaba do convívio universitário, fortalecendo e aprimorando a interação entre ambos. Desde 2007, o Programa realiza intervenções educacionais de caráter interdisciplinar, vivencial, experimental e crítico em Escolas Estaduais de Piracicaba – SP.

O evento propiciou ao público vivências práticas relacionadas à produção sustentável agrícola e florestal, além de atividades culturais. O coordenador técnico do Programa, Filipe Rafael Savetti Nunes, exaltou a relevância da Feira em possibilitar que os estudantes do ensino médio, que estão no período de escolher uma carreira profissional, possam ter a Universidade como contato para conhecerem as profissões que existem na ESALQ.

Para Roberta Sabbagh, coordenadora técnica do Programa Ponte, é muito importante aproximar alunos da escola pública com a Universidade para conhecerem o que a ESALQ tem a oferecer.

Escolas participantes: E.E José de Mello Moraes, E.E. Dr. Jorge Coury, E. E. Sud Mennucci, E.E. Catharina Casale Padovani, EE Ademar Vieira Pisco, EE Pedro Moraes Cavalcanti e E. E. Prof. Dr. João Chiarini.

 A equipe do Programa Ponte é composta pelo coordenador do projeto, professor Antonio Carlos Azevedo, do Departamento de Ciência do Solo da ESALQ; pelos coordenadores técnicos Filipe Rafael Salvetti Nunes e Roberta Sabbagh; e por dez monitores bolsistas, sendo dois da UNIMEP e oito da ESALQ.

Na Diretoria de Ensino Região de Piracicaba as PCNPs Marly Marsulo e Luciana Victória acompanham o Programa. Participaram do evento cerca de 450 alunos que foram estimulados a dar continuidade aos projetos de iniciação científica desenvolvidos nas escolas.

Dois dos trabalhos apresentados: “Reciclagem de pilhas e baterias: um ato de sustentabilidade” da EE Ademar Vieira Pisco e “Energia solar concentrada” da EE Dr. Jorge Coury foram selecionados para a 4ª Feira de Ciências das Escolas do Estado de São Paulo (4ª. FeCEESP) que está em andamento. 

Foto 1: Filipe Nunes, Marly Marsulo, Roberta Sabbagh e Luciana Victoria