Encerramento do projeto “ Juntos na prevenção/2017”

No último dia 28 de novembro aconteceu o encerramento do projeto “Juntos na prevenção” na EE Dr. João Sampaio em parceria com a ONG CASVI (Centro de Apoio e Solidariedade à Vida).

O projeto “Juntos na prevenção” é uma estratégia que articula a Saúde e a Educação e tem como finalidade estimular a reflexão sobre questões como diversidade sexual, homofobia, preconceito, racismo e violência para o cotidiano dos jovens, envolver a comunidade na prevenção das DST/Aids e diminuir os casos de HIV/Aids entre jovens, além de promover o protagonismo juvenil.

Entre as ações desenvolvidas destacamos a capacitação dos professores através de HTPCs formativos realizados por orientadores educacionais da ONG CASVI, rodas de conversas com alunos do Ensino Médio – falando sobre prevenção das ISTs/ Aids, gravidez na adolescência, oficinas didáticas sobre sexo seguro, formações periódicas com os alunos e grêmio estudantil, organização de ações dos alunos junto à comunidade para garantir seus direitos em relação a saúde.

Após as formações a ONG CASVI, em parceria com os docentes, organizaram uma gincana, na qual os alunos desenvolveram diversas ações envolvendo a comunidade. Entre elas: mapeamento do território, entrevistas, elaboração de cartazes e materiais informativos sobre IST/Aids, cartazes sobre a Lei que criminaliza a homofobia de número 10.948 de 05/11/2011, avisos sobre grupos de adolescentes (Saúde do Adolescente e Planejamento Reprodutivo) realizados na Unidade Básica de Saúde e locais com disponibilização de preservativos na comunidade.

A finalização do projeto culminou em um talk show comandado pela ONG CASVI, que se iniciou com a apresentação do esquete “Nhá Borrachuda”, perguntas e respostas sobre os temas trabalhados e envolvendo alunos e professores e entrevistas com a comunidade local.

A equipe vencedora da gincana realizada durante o projeto irá participar de uma visita ao Centro de Referência e Treinamento DST/ Aids em São Paulo no dia 08 de dezembro, acompanhados pelos professores e membros da ONG CASVI e Secretaria Municipal de Saúde.

Todos os alunos participantes do projeto foram certificados e atuarão na escola e comunidade como agentes multiplicadores de saúde e prevenção.

Para o próximo ano planeja-se ampliar o projeto “Juntos na prevenção” para outras escolas.