Eletivas fecham o ano com a Culminância

Erivan Monteiro

Fotos: Divulgação

Foi realizada no último dia 7 de dezembro a Culminância das eletivas na EE PEI Antônio Pinto de Almeida Ferraz (Apaf). Neste dia, os alunos apresentaram o que aprenderam no semestre nas eletivas de Teatro, Música, Quadrinhos, Sustentabilidade, Jogos Pelo Mundo, Jogos Matemáticos, Profissões, Robótica, Horta, “Matemágica” e Jornal. Houve a participação da gestão, equipe docente, funcionários e pais de alunos.

Durante todo o período da manhã, os alunos visitaram as salas temáticas e participaram das atividades propostas. Foram realizadas exposições, experiências, jogos e a apresentação de um telejornal pela turma da eletiva de Jornal. O pessoal de Música apresentou quatro canções que foram trabalhadas durante o semestre.

Já os alunos do Teatro apresentaram uma peça baseada em uma viagem ao longo do tempo nas Grandes Navegações. “Foi uma experiência muito legal para nós”, atestou Larissa Souza dos Santos, do 6º ano B. “Os alunos fizeram muito bem o seu papel e, pelo que vi, todos gostaram das apresentações”, avaliou o professor Élcio Maichacki, que ministrou a eletiva ao lado da professora Andrea Severo.

Na Culminância de “Matemágica”, os presentes foram convidados a vivenciar a matemática de forma lúdica, por meio dos jogos. Já na eletiva de Quadrinhos, houve apresentação de trabalhos, compostos por histórias e desenhos produzidos pelos alunos. Outro destaque foi a eletiva de Sustentabilidade, que apresentou quatro projetos: um lustre feito com galão de água; um forno solar, um detergente feito com óleo e uma mesa e um puff feitos com pneu.

SAUDADES – Uma das características mais marcantes das eletivas é a oportunidade de os alunos “se misturarem” entre as séries. Isso porque são os próprios discentes que escolhem para aonde vão. Isso proporciona um clima de maior união na escola. “Adorei fazer parte dessa família louca que foi essa eletiva. E foi demais apresentar a culminância”, disse Isabelle Penteado, do 7º ano C, da eletiva de Jornal.

“Com certeza eu sentirei muita saudade de todos vocês. Dos momentos divertidos, dos passeios, das gravações, realmente de tudo. Que no ano que vem a eletiva continue firme e forte porque com certeza eu vou voltar para ver como estarão as coisas”, emendou Luana Bolívio, também da eletiva de Jornal, e que se formou no 9º ano.

Uma palavra aos meus alunos

Foto: Maria Eduarda Almeida

Por Erivan Monteiro

Gratidão é a palavra. Por vocês existirem e fazer parte da família Apaf. E da minha vida em especial. Apesar de todas as dificuldades, vocês provaram do que são capazes e se superaram novamente. Fizeram meu dia mais feliz! Não somente porque realizaram um grande trabalho na Culminância, mas, principalmente, porque eu pude ver o desenvolvimento de cada um.

Isabelle Penteado Alexandre e Rafaela Sousa Montanheri, vocês simplesmente arrasaram. Que lindo vê-las apresentando o jornal. Wendel Almeida II Jesus e Julio Amaral esforçados como sempre; Nicolas Joos, o cara pronto para ajudar a qualquer momento; Rafa Toledo Toledo: sem palavras, que segurança!; lê como poucos!; João Gabriel, o menino que está sempre feliz, mas também gosta de estudar.

Ana Laura Wenceslau, obrigado pelo “off” e obrigado por sua dedicação nas aulas. E continue lendo muito. Por favor! Um agradecimento especial também aos queridos alunos da eletiva de Jornal que nos deixam para seguirem ao ensino médio: Luana Bolivio de Oliveira, aprendi muito com você minha querida. A sua alegria e o seu sorriso são cativantes!; você é um encanto de menina! Leticia Oliveira, um coração enorme; ouvi só coisas boas de você; Ana Claudia, leva jeito para o jornalismo: tem uma linda voz.

Fabíola Fabiih Matos, é a cara a minha primogênita, precisa falar mais alguma coisa?: te amo de paixão! e também mandou muito bem na eletiva; muito bem mesmo. Luis Henrique, o cara alto astral; um pouco estabanado, é verdade, mas é o tipo de pessoa que a gente sempre quer por perto; só faz bem. Beatriz Lima, não tem outra palavra: profissional! leva tudo a sério e com segurança; olha no olho do entrevistado. Sou seu fã Bia, fã número 1.

Giovana Bertozzi, a menina que me tirou do sufoco quando o assunto é qualquer coisa ligada à informática. Sabe tudo! linda por dentro e por fora. Yasmin Bianca, você me surpreendeu positivamente; siga assim e nunca perca o foco! Espero que tenha ajudado neste tempo juntos, como professor de vocês. E estou sempre à disposição. Que Deus abençoe a todos!