EE PEI Antonio Pinto de Almeida Ferraz (Apaf) – Projeto com isopor

PRÊMIO ARCELOR

Projeto com isopor será mostrado na Feira de Ciências da Feceesp

Texto e Fotos: *Erivan Monteiro

Os alunos Phellipe Gabriel Martins e Maria Eduarda Sesso, ambos do 7º ano, e Ana Gabriela Volpato, do 9º ano, da EE PEI Antonio Pinto de Almeida Ferraz (Apaf), conquistaram recentemente o Prêmio de Meio Ambiente da Arcelor Mittal 2018, etapa regional.

O trabalho deles – que foi acompanhado pelas professoras Aniele Prato, Elaine Montanha e Maria Gilda Campos – é “O impacto Social e Ambiental da Reutilização do Isopor para a Construção Civil”.

Além da conquista, o projeto dos alunos foi classificado para a etapa nacional do Prêmio de Meio Ambiente da Arcelor Mittal e ainda eles ganharam o direito de participar da etapa da 6ª Feira de Ciências das Escolas Estaduais do Estado de São Paulo (Feceesp), em 2019.

“É um trabalho que não para aqui. Nós ainda estamos fazendo novos experimentos e testes sobre a reutilização do isopor”, declarou a professora Aniele, falando da continuidade da proposta com os alunos.

A aluna Ana Gabriela disse que “ficou muito feliz por ter sido convidada” pelos professores para desenvolver o projeto. Ela contou que foi surpreendida por uma característica do produto pesquisado. “Nunca imaginei que o isopor tem 90% de ar”, destacou.

Já Maria Eduarda Sesso também gostou muito de participar da proposta, na qual aprendeu bastante durante todas as etapas de seu desenvolvimento. “Quando comecei a trabalhar, eu achei um desperdício não reutilizar o isopor”, contou a aluna do sétimo ano.

FECEESP – Agora, a expectativa do trio é pela Feceesp. Eles já passaram pela fase regional e estadual e agora aguardam a fase final, quando ocorrerá o período de análises da banca examinadora para a escolha e divulgação dos vencedores, entre os dias 18 de fevereiro a 29 de abril de 2019.

A 6ª edição da Feira de Ciências das Escolas Estaduais do Estado de São Paulo é dividida em duas categorias: ciências da natureza e ciências humanas. Podem participar alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, de acordo com o regulamento da competição.