EE Dom Aniger F. M. Melillo promove a formação da cidadania dos alunos do bairro Bosques do Lenheiro a partir da prática de leitura e produção de texto

Dia 31 de outubro é o Dia do Saci-Pererê e para celebrar esse ícone do folclore brasileiro, a Profª Rose de Língua Portuguesa e Profª Lidia Oliveira da EE Dom Aniger F. M.  Melillo trabalharam produção de texto com o livro “Seres reais e imaginários da floresta” a história do Saci Pererê.

O livro “Seres reais e imaginários da floresta” foi distribuído para as escolas da Diretoria de Ensino Região Piracicaba em parceria com a Editora Evoluir, disponível em https://issuu.com/evoluir/docs/1131 .

Após registro da ação, as fotos e o material produzido pelos alunos foram encaminhados para os autores Ed Grandisoli & Silvio Marchini que divulgaram o trabalho em sua rede social.

Refletir a leitura

Um dos principais desafios a ser enfrentado pela EE Dom Aniger F. M. Melillo localizada no Bairro Bosque do Lenheiro é o de fazer com que os alunos aprendam a ler corretamente, pois a aquisição da leitura é essencial para agir com autonomia nas sociedades letradas.

O desafio da leitura é um desafio de democracia e de cidadania, da formação do aluno cidadão leitor, e isso vai além das paredes da escola. Porém, a escola é uma etapa muito importante nesse processo.

Ler é condição necessária para a conquista da cidadania e participação social, para o acesso a informações que circulam das mais diversas maneiras, formar o leitor é possibilitar ao indivíduo entender criticamente a sociedade e nela interferir.

A aproximação com os autores do livro abre novas perspectivas para os alunos e incentivam ainda mais a leitura.

Parabéns a todos os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem.