E. E. Profº Benedicto Evangelista Costa

Matemática Divertida

Matemática divertida? Onde? Como? Mas a matemática pode ser divertida? De que maneira?

Refletindo e respondendo essas questões as professoras de matemática da E. E. Profº Benedicto Evangelista Costa trabalharam o currículo com atividades práticas diferenciadas e divertidas durante o mês de maio.

Com os alunos dos 6º anos, a professora Mara Pereira trabalhou números decimais em uma reta formada pelos alunos, onde cada aluno representava um número decimal e tinha que entrar no lugar certo da reta. Com os alunos dos 7º anos na aula de Orientação de Estudos usou a quadra da escola e suas formas geométricas. Com auxílio de uma corda e o transferidor de madeira, fizeram na prática a simulação de vários ângulos de acordo com as perguntas que a professora fazia aos alunos que demonstravam o ângulo e sua classificação. Na aula de nivelamento com os alunos do 6º anos usando a sala de informática trabalhou frações equivalentes a uma fração dada, com jogos dividindo a pizza e professor Sagaz, ambos encontrados no site: https://sites.google.com/site/profclarissamat/fracoes, e no site da Nova Escola o enigma das frações, (https://novaescola.org.br/conteudo/4846/o-enigma-das-fracoes) onde os alunos aprenderam brincando com os personagens dos jogos.

A professora Valdirene dos Santos, aula de Matemática – 9º anos, trabalhou as habilidades em defasagem, no nivelamento, um método de gincana de desafios. A sala foi divida em grupos, os mesmos recebiam o exercício que deveria ser resolvido e copiado por todos os componentes do grupo. Recebia nota dez, o primeiro grupo a terminar e a questão estivesse correta. O segundo 9 e assim, sucessivamente. No final, houve a participação individual, onde o aluno que chegasse primeiro na professora e respondesse certo a tabuada, ganhava pontos.

Com os alunos dos 7º anos, a professora Luana Pedrita trabalhou com o kirigami (arte de recortar papeis) para explicar Simetria Axial.

Com os alunos dos 8º anos, a professora Eloisa Ferreira, trabalhou com Produtos Notáveis, visualização e resolução Geoplam.