Diretoria de Ensino Região de Piracicaba participa do Dia D – Movimento Inova

Diretoria de Ensino Região de Piracicaba participa do Dia D – Movimento Inova

No dia 03 de junho a Diretoria de Ensino Região de Piracicaba participou diretamente no engajamento e mobilização de professores e estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino de Jovens e Adultos (EJA) do Dia D – Movimento Inova, esse ano em formato on line, transmitido pelo aplicativo do CMSP, TV Educação, Facebook e Youtube.

Na sua primeira edição, em 2019, a Diretoria de Ensino de Piracicaba esteve presente com a apresentação de trabalhos das escolas EE Antonio Pinto de Almeida Ferraz, EE Monsenhor Jerônymo Gallo e EE Dr. Jorge Coury, sendo que fomos premiados na 6ª Feira de Ciências das Escolas Estaduais (FeCEESP) nas categorias de Ciências da Natureza e Ciências Humanas, além da participação em projetos de robótica e construções coletivas para solução de problemas reais com o Hackathon.

No início da manhã, durante a programação Dia D – Movimento Inova, o Coordenador Pedagógico da Secretaria de Educação (SEDUC) Caetano Pansani Siqueira chamou a atenção para o projeto “Hortec: Criando soluções sustentáveis e tecnológicas para a produção de alimentos orgânicos”, desenvolvido pelos alunos Kauã Benjamim e Rychard Abnadai orientados pelo Professor Élcio Maichacki, o qual permite manter a horta escolar irrigada durante esse período de afastamento social através do uso da tecnologia para automatizar a rega. A automação é feita por meio de placa de Arduino ligada a sensores.

Ao longo do dia, vários alunos se destacaram nos chats e na participação de oficinas envolvendo a cultura maker.

A Diretoria de Ensino também marcou presença, ao vivo, na mesa de debates “Feira de Ciências: sucessos e debate de ideias”, na qual a PCNP Marly Marsulo ressaltou a importância do Núcleo Pedagógico para engajar a participação das escolas na FeCEESP e a importância da investigação científica no cotidiano escolar, inserindo os alunos no contexto de Pré-iniciação Científica. Ao longo de sua apresentação, relembrou a premiação das escolas estaduais na 6ª FeCEESp e destacou o trabalho de Ciências Humanas desenvolvido na EE Dr. Jorge Coury. O professor coordenador Luís Gustavo Lucatto e a aluna Graziele Nunes tiveram a oportunidade de fazer um depoimento sobre o projeto intitulado “Quando termina a injuria racial e começa o racismo, um estudo da percepção da nossa comunidade escolar entre esses dois conceitos jurídicos”. Esse trabalho científico surgiu em decorrência de uma situação vivenciada na escola no ano anterior e demonstrou que quando os alunos estão inseridos na resolução dos problemas, estes podem transformar o seu contexto histórico-social e impactar em seus projetos de vida.

 

 

Saiba mais sobre nossa participação:

03/07 – Vamos conhecer um pouco mais sobre a feira de ciências. Acesso em 07 de jul. de 2020.

03/07 – FeCCESP Debate de Ideias e seus sucessos. Acesso em 07 de jul. de 2020.

Engajamento e protagonismo da EE dr Jorge Coury. Acesso em 07 de jul. de 2020.