Diretoria de Ensino Região de Piracicaba participa da Campanha Dezembro Vermelho – Caminhada da Solidariedade ao combate das IST/Aids

No dia 02 de dezembro a Diretoria de Ensino Região de Piracicaba participou da Caminhada da Solidariedade, como parte da Campanha Dezembro Vermelho que marca o dia mundial de luta contra a Aids e alerta para a importância de campanhas preventivas sobre o universo das ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) e HIV/Aids, que anualmente causam a morte de mais de um milhão de pessoas no mundo.

Participaram da caminhada alunos das escolas estaduais: EE Dr. Prudente, EE Manassés Ephrain Pereira e EE Mellita Lobenwin Brasiliense. Além da representação local da Diretoria Estadual de Ensino houve a participação dos principais parceiros, a exemplo do Caphiv (Centro de Apoio HIV/Aids e Hepatites Virais), Cedic (Centro de Doenças Infecto Contagiosas), da Secretaria Municipal de Saúde.

Em ato solene, na entrada do prédio principal da Câmara foi realizado o corte simbólico da fita que marca o descerramento de pano vermelho, além do acendimento de vela em memória às vítimas de ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) e HIV/Aids.

O professor e coordenador do Núcleo Pedagógico, da Diretoria Regional de Ensino, João Antonio Gambaro agradeceu os idealizadores da caminhada, além de enfatizar a importância do envolvimento dos alunos, que durante a caminhada adentraram às lojas centrais, quebrando barreiras ao chegar nas pessoas para falar sobre a importância da campanha.

Também deixou um recado e fez um convite aos alunos, ao retornarem às suas escolas, para continuar esta caminhada, não deixando apenas no dia de hoje. “Dentro do que é possível, conversem com seus parceiros, com o Grêmio Estudantil, se mobilizem para que tenham na escola um cantinho da prevenção”, disse.

Além de reforçar a mensagem inscrita em cada camiseta dos alunos, para que saibam quando forem abordados, a falar sobre o tema, que possam conversar com o outro para que ele possa se sentir seguro, para tirar dúvidas e também buscar conhecimento. “Daí a importância de vocês estarem aqui hoje, de pesquisar, se informarem e transferir o conhecimento adquirido”, disse João, que agradeceu professores e coordenadores que acompanharam os alunos.

Portanto, é necessário falar disso. A gente tem que travar esta luta, da quebra do preconceito com o tema e, principalmente com as pessoas que vivem e convivem com o HIV. Se não fizermos isso não seremos saudáveis. Que Piracicaba continue lutando contra a Aids”, reforçou o coordenador IST/Aids Moisés Taglieta.

Logo após os alunos orientaram a população sobre o tema na praça central.