DIRETORIA DE ENSINO OFERECE CURSO DE LIBRAS PROFESSORES INTERLOCUTORES DE LIBRAS DE REDE ESTADUAL

A Diretoria de Ensino de Piracicaba, através da Professora Coordenadora do Núcleo Pedagógico – PCNP de Educação Especial, ofereceu aos professores interlocutores de Libras da Rede Estadual, o Curso de Atualização: Formação em Libras para professores Interlocutores. No período de 08 de agosto a 03 de outubro de 2019

Autorizado pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação – EFAP e publicado no Diário Oficial em 1º de agosto de 2019.

O curso teve como objetivo proporcionar aos professores interlocutores o aperfeiçoamento da Libras, aprimorando a prática em sala de aula. Desenvolver as habilidades de expressão, compreensão e interpretação da Língua, conduzindo o aluno com surdez a aquisição dos conteúdos acadêmicos e plena aquisição da língua, garantindo ao aluno o acesso às informações, fortalecer a prática em Libras, estimular a constante formação, capacitar e acompanhar a atuação dos professores.

O curso de atualização proposto se justifica devido à crescente demanda em capacitar os professores, para atuarem com alunos surdos nas suas especificidades. Ao acompanhar o trabalho desenvolvido pelos professores interlocutores de Libras, observou-se a necessidade de realizar ações que contribuam para o aprimoramento de sua prática de modo a garantir ao aluno surdo acesso as informações e aprendizagem de qualidade.

As aulas foram apresentadas em mídia, atrelada a prática em Libras. Os cursistas tiveram contato com os voluntários surdos que colaboram neste processo. O conteúdo foi baseado em atividades do cotidiano escolar, livro didático utilizados pelos alunos surdos, trechos de situações de aprendizagem, músicas e Hino Nacional. O curso foi realizado em 10 (dez) encontros semanais com 3 h/aulas cada.

O curso foi ministrado pela PCNP de Educação Especial, Gediane Xavier Bueno Tenorio, Pedagoga especialista em Língua Brasileira de Sinais – Libras, realizado na EE. Barão do Rio Branco, participaram os professores interlocutores de Libras do ano de 2019 das seguintes escolas:

  1. Barão do Rio Branco

EE José Abílio de Paula

EE Prof Antonio de Mello Cotrim

EE Prof Marcia Regina M. de Paula Rocha

EE Hélio Nehring

EE Mellita L. Brasiliense