Dia do desafio na E.E. Aroldo Donizetti Leite

No dia 30/06 – Dia do Desafio, os alunos e professores da Escola Aroldo Donizetti Leite, junto com o guia Carlos Fracassi e o prof. de Educação Física Celso L C Ferreira, fizeram a trilha do Monte Belo, entre o Jardim Botânico e o bairro Mariluz em São Pedro. Percorreram 3.600 mt num percurso desafiador, com matas e erosões, com muitos aclives e declives acentuados, onde puderam gastar em torno de 474 calorias com tempo de  1h26,  num ritmo bem acelerado. Durante o percurso puderam observar duas nascentes  e muitas plantas nativas e  frutos de reflorestamento. Houve tempo para explanação e reflexões da situação dos locais.
Muito se fala sobre o Dia do Desafio, mas poucas pessoas sabem o que é o Dia do Desafio, como ele surgiu e porque ele sempre acontece na última quarta – feira do mês de maio.
O Dia do Desafio surgiu em 1983, em uma pequena cidade do Canadá, quando foi determinado pelo prefeito que as pessoas deveriam desligar todas as luzes e aparelhos movidos a energia elétrica e saírem de suas casas para caminharem por quinze minutos pelo quarteirão mais próximo, afim de obter economia de energia elétrica e estimular as pessoas a realizarem atividades físicas para se aquecerem durante os rigorosos invernos.
No ano seguinte, outras cidades compartilharam a ideia e realizaram a mesma atividade, no mesmo dia e horário e, assim, surgiu o Dia do Desafio, que tem o intuito de despertar o interesse pela prática de esportes e atividades físicas, através da competição amigável entre cidades e países.