Cartunista faz palestra no Apaf

Fotos: Luis Henrique Sanches*

Texto: Rafaela Toledo*

Nesta segunda-feira, dia 19 de junho, a EE PEI Antonio Pinto de Almeida Ferraz (Apaf) recebeu a visita do cartunista Erasmo Spadotto, que ministrou uma palestra aos alunos dos nonos anos e aos estudantes da eletiva de Jornal.

Erasmo atuou como chargista no “Jornal de Piracicaba” por 25 anos, com suas caricaturas e histórias em quadrinhos da “Capivara”. O profissional contou um pouco sobre a origem de suas obras, tão amadas pelos leitores do jornal.

Ele disse que o trabalho nasceu com o problema que as capivaras estavam causando, a febre maculosa. Disse também que conforme o tempo foi passando, a capivara foi se atualizando junto aos acontecimentos do País e assim mais histórias surgiram.

Erasmo ensinou também princípios básicos para o desenho e algumas etapas para se produzir uma HQ (história em quadrinhos). Para finalizar, o cartunista fez uma dinâmica com os alunos, desenhando caricaturas de alguns deles.

O cartunista também enfatizou a importância dos professores para a sua vitoriosa carreira. “A minha professora de educação artística deixava eu ficar desenhando durante as aulas e de dava notas pelo o que eu fazia. Foi um grande incentivo”, reconheceu.

 

*Luis Henrique Sanches e Rafaela Toledo são alunos do Apaf e estudantes da eletiva de Jornal.