Alunos são aprovados na Etec e no Instituto Federal

Texto: Erivan Monteiro

Fotos: Arquivo/TV Apaf

Sete alunos da EE PEI Antonio Pinto de Almeida Ferraz (Apaf), que se formaram em 2017 no 9º ano, foram aprovados na Escola Técnica Estadual (Etec) e no Instituto Federal de São Paulo (IFSP), ambas localizadas em Piracicaba. Samuel Belatto, Luis Henrique Sanches, Matheus Antunes e Quezia Santos Gonçalves foram aprovados na Etec, enquanto Murilo Perozini, Gabriel Requine e Giulia De Lorenzo passaram no IFSP.

As duas instituições de ensino têm métodos distintos de seleção de alunos. Na Etec, o processo eletivo se dá por meio de um vestibulinho, uma avaliação de múltipla escolha que abrange todas as áreas do conhecimento. A nota de corte varia de acordo com a procura pelos cursos. Já o IFSP admite seus alunos por meio da análise de currículo, ou seja, aprova os estudantes com as melhores notas no ensino fundamental.

Os alunos que passaram na IFSP, além do curso regular no ensino fundamental, também farão um curso técnico, assim como os que estão na Etec. Os alunos Giulia De Lorenzo e Murilo Perozini estão cursando Informática, enquanto Gabriel Requine optou pela Manutenção Automotiva.

DESTAQUE – Um dos destaques do vestibulinho da Etec foi o aluno Luis Henrique Sanches, que foi aprovado em segundo lugar no curso de Técnico Ambiental e já iniciou os estudos na escola do Centro, a Etec Coronel Fernando Febeliano da Costa.

“Na prova, eu tive dificuldade em algumas questões. Saí do local da prova desolado, pois errei uma questão no gabarito. Fiquei sem esperanças, mas no dia que saiu (o resultado), fiquei mito feliz. Minha mãe e meu pai ficaram muito emocionados”, disse.

“O Apaf foi de total importância na minha conquista. A Aniele, Thaísa, você (Erivan), a Eny, Elaine, Beto, Élcio… todos tiveram importância, não só no fato de eu ter passado, mas também no fato de eu gostar de estudar. Tudo o que eu aprendi no decorrer do ano eu usei para fazer a prova. Só me resta dizer um grande obrigado à equipe de professores. Sem vocês eu não teria passado nessa prova”, reconheceu.

Sobre os outros alunos que ingressaram na Etec, Samuel Bellato passou em Logística; Matheus Antunes foi aprovado em Agronomia; e Quezia Santos em Mecatrônica.