Alunos da E.E. Dr. Antônio Pinto de Almeida Ferraz são destaques no Movimento Inova – Mostra Interativa de Robótica e Computação.

Nos dias cinco e seis de dezembro o pátio principal da EFAPE, localizada na Capital, foi palco de grandes descobertas e agito. Professores e alunos das noventa e uma Diretorias do Estado de São Paulo se reuniram para o Movimento Inova. O Movimento Inova surge com o propósito de permitir uma maior conexão entre professores, alunos e outros integrantes da Rede e conectá-los às soluções tecnológicas inovadoras, conforme informações do site do Inova Educação.

A Diretoria Ensino Região Piracicaba marcou presença ilustre com os alunos Kauã Benjamim e Rychard Abnadai orientados pelo Professor Élcio Maichacki com o projeto: “Hortec: Criando soluções sustentáveis e tecnológicas para a produção de alimentos orgânicos”.

O projeto buscou otimizar o uso da água na produção de alimentos na horta escolar, utilizando a tecnologia para automatizar a rega.  A automação veio por meio de placa de Arduino ligada a sensores. O primeiro protótipo utilizou galões de água para capturar e armazenar a água do ar-condicionado; em um dos galões há um sensor que quando acionado realiza a leitura de outro sensor instalado no canteiro, caso a leitura aponte necessidade de rega, é acionado o sistema de irrigação, caso contrário, a água é utilizada para o jardim.

Foram três etapas, a seleção do projeto pelos membros da própria Unidade Escolar, pela equipe de júris do Núcleo Pedagógico da cidade de Piracicaba e pelos júris junto a Secretaria Estadual de Educação. O projeto foi ganhando força e alcançou a etapa Municipal, ou seja, representaram a Escola Estadual Dr. Antônio Pinto de Almeida Ferraz, a Diretoria de Ensino Região Piracicaba e a própria cidade, na Mostra Interativa de Robótica e Computação.

Elaborado por: Katiuscia Paula Leonel e Marly Ap. G. Marsulo

Créditos nas fotos: Katiuscia Paula Leonel