ALUNOS DA 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO DA E. E. PROFESSOR BENEDICTO EVANGELISTA COSTA REALIZAM TRABALHO PRÁTICO DE ESTUDO DE POLIEDROS E PLANIFICAÇÃO

Os alunos da 3ª série do ensino médio da E. E. Professor Benedicto Evangelista Costa, sob supervisão do professor de matemática Francisco Totti Jr., realizaram na última semana a construção, análise e interpretação da planificação de um sólido geométrico.

A planificação de sólidos geométricos é uma forma de apresentar esses sólidos usando apenas um plano, ou seja, é uma forma de representar um objeto tridimensional em apenas duas dimensões. Para tanto, basta construir cada superfície externa do sólido do modo como essa figura seria no plano, respeitando suas medidas.

Todo sólido geométrico é formado por, pelo menos, uma superfície. Quando essa superfície é plana e poligonal, ela é chamada de face; quando ela é curva, é preciso imaginar como seria se ela fosse “esticada”. A superfície curva do cilindro, por exemplo, pode ser compreendida como um paralelogramo que foi enrolado.