ACONTECEU NO APAF – Semuttran faz palestra sobre trânsito seguro

Semuttran faz palestra sobre trânsito seguro

Fotos: Equipe TV Apaf
Ana Laura Wenceslau
Diante da necessidade de ensinar, desde cedo, a importância de uma educação no trânsito, agentes da Semuttran (Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte) fizeram, na última semana, uma palestra sobre conscientização no trânsito para os alunos da EE PEI Antonio Pinto de Almeida Ferraz (Apaf).
A ideia partiu da aluna Isabela Caldari, do 6º ano B, que notou que na frente da escola há muitas infrações na hora da entrada e saída dos estudantes. Muitos pais, ao trazerem seus filhos, infelizmente não obedecem às leis de trânsito, o que transforma o local em um caos.
Assim, Isabela enviou uma carta a um vereador da cidade, que, sensibilizado com a carta da aluna, solicitou à Semuttran uma intervenção na escola por meio da educação de trânsito aos alunos.
Assim, no último dia 14 de novembro, dois agentes da Semuttran de Piracicaba, Graziella Rizza e Jorge V. P. de Oliveira, vieram dar uma palestra na escola. Nela, os profissionais explicaram sobre os cuidados no trânsito com os pedestres, com outros motoristas e com os próprios condutores.
“Prestar atenção é muito importante para a segurança no trânsito, para que não cause acidentes e para manter o trânsito em ordem”, ensinou Jorge. “E, em hipótese alguma, nunca devemos dirigir embriagados, pois isso pode causar acidentes e/ou atropelamentos. E, com isso, você pode levar uma multa, perder pontos na carteira e até ser preso, dependendo da ocasião, do modo que o acidente ficou e ocorreu, e de como a vítima ficou em caso de atropelamento”, completou.
Já Graziella lembrou sobre os cuidados ao andar de motocicleta, pois é uma paixão da maioria dos jovens quando pensam em tirar a carteira de habilitação, a partir dos 18 anos. “Os cuidados ao andar de moto são essenciais, como usar o capacete, calça fechada e sapato também fechado”, disse.

Ana Laura Wenceslau é aluna do Apaf e participa da Eletiva de Jornal.