Ações das Escolas Estaduais de Piracicaba para a Promoção da Cultura de Paz

A escola é local, por excelência, da paz. Só há troca, respeito e, principalmente, aprendizado, se houver paz, se houver certeza de segurança. É neste espírito que as escolas da Diretoria de Ensino Região de Piracicaba amanheceram o dia hoje, 20/04/2023. Diante dos trágicos acontecimentos que afetaram escolas em diversos estados, é fundamental que professores, estudantes e equipe gestora intensifiquem ações de promoção da paz nas escolas.

Músicas, cartazes, palestras com membros da Polícia Militar do Estado de São Paulo e conscientização no entorno dos prédios escolares foram algumas das ações que as escolas realizaram. Disseminar a Cultura da Paz é uma das mais nobres e importantes ações do processo de ensino-aprendizado. Quando jovens se movimentam na luta contra violência e na busca pela paz, todos nos movimentamos no mesmo sentido.

Confira abaixo as ações de algumas escolas neste dia.

A EE Carolina Mendes Thame teve um dia diferente para promover a Cultura da Paz.  A equipe gestora organizou a entrega de flores aos professores, simbolizando amor e paz nas escolas. Além disso, em parceria com a Equipe Help, também aconteceram duas outras ações: Gol de Placa e Mural da Superação.

O Projeto Help trabalha com a prevenção aos problemas de ordem psicológica e emocional. No ambiente escolar, a ONG promove um conjunto de soluções para o bem-estar da juventude com o objetivo de levar os jovens a superar problemas como a automutilação, ansiedade, bullying, síndrome do pânico, desejo de suicídio e depressão através de ações de integração com o esporte, cultura e tecnologia, campanhas de prevenção, palestras e acompanhamento com nossos conselheiros. Propagamos a inteligência emocional para o desenvolvimento social e pessoal de cada jovem.

Na EE Carolina, as atividades focaram no esporte. Uma dinâmica do Gol de Placa para chutar o medo, a ansiedade, trauma para bem longe!

A EE Prof Hélio Penteado de Castro recebeu a visita das profissionais Juliana (@julianmtauil) e Alessandra (@aleartkidocoach), consultoras do projeto Além da lousa (@alem.dalousa) para um momento com os professores da escola. O objetivo era o acolhimento e cuidado com a saúde mental dos educadores, diante dos últimos acontecimentos de violência escolar veiculado pelas mídias oficiais, que evidenciaram violência em palavras e, até mesmo, atitudes de violência. O cuidado com a saúde mental é uma das ferramentas para tranquilizar os profissionais da educação. Quando os educadores são cuidados, conseguem apoiar emocionalmente os estudantes, que se tornam capazes de lidar com os desafios que enfrentam na vida escolar e fora dela. Por meio do cuidado socioemocional com os estudantes, a escola acredita poder prevenir a violência nas escolas.

Ações no entorno da EE Adolpho Carvalho marcaram o dia. Estudantes, professores e comunidade proporcionaram uma manhã de reflexão e sobre a importância da Cultura da Paz. Cartazes e desenhos foram confeccionados pelos estudantes e fixados nos muros da escola.

A EE Professora Márcia Regina Modesto de Paula da Rocha vem buscando acolher seus estudantes e sua equipe escolar e trabalhar a Cultura de Paz. A equipe do Ensino Fundamental Anos Finais debateu o tema com os jovens por alguns dias durante as aulas de Tutoria e elaborou um lindo mural com o tema “Paz nas Escolas“. O mural foi construído em um clima de muita alegria e parceria entre os professores e alunos.

Seguindo os passos de Paulo Freire, a escola busca transformar as pessoas para que elas transformem o mundo.

A EE Maria de Lourdes Silveira Cosentino teve como foco para trabalhar a Cultura de Paz, ação voltada aos pais dos estudantes. A atividade partiu da necessidade de intensificar o olhar para a Cultura de Paz e Amor ao próximo e o cuidado para com os outros. Ninguém melhor do que as famílias para orientarem os jovens quanto aos perigos do mundo virtual. Nesse processo inicial de criação, a COE Rita Ap. Nascimento Ramos e a professora de Arte, Magali Pretti idealizaram um painel para expor no portão da escola, com dizeres que chamassem a atenção dos pais para a os perigos que os jovens podem encontrar durante a navegação na internet, incluindo o contato com amigos dos quais muitas vezes não conhecem.

É importante salientar que o desejo da escola é que os responsáveis percebam que a violência na escola pode partir de dentro da casa de cada um. Portanto, a atenção aos movimentos, necessidades e anseios dos jovens deve começar dentro de casa e estender-se em ações na escola.

Nome dos alunos do 9º A envolvidos na ação: Pedro Henrique, Rafaela, Miryan e Mlivictor.

Toda a equipe escolar da EE José Romão iniciou um MOVIMENTO PELA PAZ hoje. A ideia é promover ações que estimulem tanto o compartilhamento de coisas boas, quanto atitudes de AMOR, PAZ e BEM! Os alunos gravaram vídeos curtos com mensagens para incentivar isso em cada um de nós e os estudantes do 6º A e B cantaram a paz em prosa, verso e instrumentos musicais!

A tradicional EE Sud Menucci também não ficou de fora. Promoveu encontro com a membros da PM-SP, além de ações de conscientização organizadas pela gestão, em parceria com os estudantes. Ações que marcaram o dia na Escola. Além disso, foram confeccionados cartazes, flores brancas e a integração entre os estudantes e professores, que levaram a todos à consciência, importância e valorização da Cultura de Paz na escola.

Na EE Catharina Casale Padovani, o dia de valorização à CULTURA DE PAZ teve toda a equipe escolar e estudantes envolvidos em ações de promoção ao fim da violência. Uma Cultura de Paz é um conjunto de valores, atitudes, tradições, comportamentos e estilos de vida baseados no respeito à vida, no fim da violência e na promoção e prática da não-violência por meio da educação, do diálogo e da cooperação. Na escola foi dia de distribuir abraços e sujar as mãos de tinta: os estudantes “carimbaram” a marca das próprias mãos para produzir uma faixa de apoio à Cultura de Paz na escola.

A gestão da escola chama a atenção para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, que traçam metas para diferentes países, incluindo o Brasil, também trata dessa questão. O Objetivo 16 é a construção de uma cultura de paz: “Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis”.

Para uma leitura completa das metas relacionadas a este objetivo, basta acessar a página do ODS 16 no site da ONU. A escola também produziu um mural sobre o Objetivo 16, que está disponível on-line: https://www.instagram.com/p/CqtZH8OJACp/?igshid=MDJmNzVkMjY=

Na EE Alcides Guidetti Zagatto, dos Anos Iniciais, foram organizados momentos de resistência regando a Cultura da Paz. A ideia é fortalecer o tema em diversos espaços. Durante as aulas de Assembleia e nas aulas de Projeto de Convivência ações a médio e longo prazo estão sendo desenvolvidas.

Nos espaços de convivência da escola, durante o almoço, mediados pela professora de arte, Marilene Almeida, foram confeccionados desenhos de pombinhas da paz que seriam entregues às famílias ao final do dia.

Durante as aulas do período da manhã, os alunos da Educação Especial esbanjaram empatia e esperança, entregando chocolate à Gestão, Professores e Funcionários.

Aliás, o dia começou com a mensagem dos alunos e da professora Taís Malteze, da Educação Especial, presenteando a todos com uma mensagem de agradecimento:

“Se somos gratos pelas coisas que nos acontecem na vida e ficam guardadas em nossas memórias, devemos ser mais gratos ainda por tudo aquilo que permanece do nosso lado e continua fazendo parte do nosso dia a dia. Obrigado professores, direção e funcionários, que constroem as memórias e permanecem ao lado de todos nós!”

E, finalizando esse momento, a Professora de Inglês, Angela Possari, proporcionou momento de reflexão recheado de agradecimento e solidariedade, com a canção Imagine, de John Lennon: todos os estudantes, professores, equipe de coordenação e gestão ouviram a canção de mãos dadas e se abraçaram ao final.

Que todos nós, motivados com as lindas ações das escolas, possamos nos envolver também em ações que promovam uma Cultura de Paz todos os dias.