A Escola Estadual Aroldo Donizetti Leite fez uma campanha com seus alunos para regularizar as carteiras de vacinação.

Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde o evento ocorreu dia 07/10/2019. Os funcionários da saúde compareceram à escola , verificaram  as carteirinhas e conscientizaram os alunos. Posteriormente aplicaram a vacina nos alunos que tinham pendências em sua vacinação  e cujos responsáveis autorizaram a ação..
É muito importante manter as vacinas em dia para evitar o retorno de diversas doenças  algumas até erradicadas.
Vacinação é a administração de uma vacina. As vacinas protegem o corpo de doenças infecto-contagiosas ou ajudam no tratamento contra essas doenças.
As vacinas são um dos mecanismos mais eficazes na defesa do organismo humano contra agentes infecciosos e bacterianos, e consiste na proteção do corpo por meio de resistências às doenças que o atingiriam.
A maioria das vacinas disponíveis no Calendário Nacional de Vacinação é destinada a crianças. São 15 vacinas, aplicadas antes dos 10 anos mas é fundamental que as demais vacinas sejam ministradas na adolescência ou até na vida adulta.
As vacinas servem para prevenir doenças como a catapora, caxumba, coqueluche, dengue, difteria, doença meningocócica, doença pneumocócica, febre amarela, febre tifoide, gripe, meningite por Haemophilus tipo B, hepatite A e B, HPV, poliomielite, raiva, gastroenterite grave causada por Rotavírus, sarampo, tétano e  outras.
Sabemos que as vacinas são capazes de estimular a produção de anticorpos pelo corpo, protegendo-nos, portanto, de doenças. Graças a essa capacidade, dizemos que as vacinas garantem-nos:  uma imunização passiva.
Posteriormente nas aulas de práticas de ciências os professores Antonio Celso  e Thais trabalharão com o estudo sobre as vacinas e o entendimento sobre os registros nas carteirinhas de vacinação.
Parabenizamos a iniciativa dos professores e a parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de São Pedro.
Esperamos que a atividade ajude a conscietizar s comunicação sobre a importância de manter as vacinas em dia.