A 98º REUNIÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA TÉCNICA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DOS COMITÊS DOS RIOS PIRACICABA, CAPIVARI E JUNDIAÍ – PCJ FOI REALIZADA NA ESCOLA PEDRO DE MELLO

A 98º REUNIÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA TÉCNICA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL –  DOS COMITÊS DOS RIOS PIRACICABA, CAPIVARI E JUNDIAÍ – (PCJ) FOI REALIZADA NA ESCOLA ESTADUAL PEDRO DE MELLO

Uma grande interação e troca de conhecimentos entre jovens estudantes, professores, equipe gestora da escola e membros dos Comitês PCJ. Assim foi a 98ª Reunião Ordinária da Câmara Técnica de Educação Ambiental (CT-EA), realizada nesta terça-feira, 10 de dezembro, na Escola Estadual Pedro de Mello, do Distrito de Tupi, em Piracicaba, a primeira escola rural em tempo integral do Estado de São Paulo.

Esteve presente a Supervisora de Ensino Elayne Brancalion, representando o Dirigente Regional de Ensino Fábio Augusto Negreiros.

O encontro foi marcado por diversas apresentações. A primeira delas foi sobre o projeto de Realidade Virtual dos Comitês PCJ e da Agência das Bacias PCJ, que vai estrear no primeiro trimestre de 2020.

Em 12 meses, serão percorridos 24 municípios. O primeiro vídeo a ser exibido em óculos de realidade virtual será de um passeio pelas Bacias PCJ (Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí) a partir das nascentes no Sul de Minas Gerais até o Rio Piracicaba, passando por diversos pontos. “A ideia é termos, futuramente, vários vídeos com diversos temas nessa plataforma virtual”, comentou o diretor-presidente da Agência das Bacias PCJ, Sergio Razera.

Outra apresentação foi de alunos do curso de Química da Etec (Escola Técnica Estadual) Trajano Camargo, de Limeira. Os estudantes falaram sobre trabalhos de destaque na área de recuperação de nascentes do Ribeirão Tatu, incluindo plantios de árvores, criação de um software de classificação hídrica e de um kit educativo que analisa parâmetros da água.
A especialista ambiental do Instituto Florestal, Maria Luísa Bonazzi Palmieri, apresentou o projeto de educação integral e ambiental PJ (Programa Jovem)-Tupi, que é desenvolvido junto à Escola Pedro de Mello e a comunidade do Distrito de Tupi.

Na reunião, o secretário-executivo adjunto, André Navarro, contou aos jovens sobre a formação e funcionamento dos Comitês PCJ. Houve ainda performances musicais, apresentação de um curta metragem produzido pelos próprios alunos e depoimentos dos estudantes sobre o trabalho educacional que é desenvolvido na escola.

A coordenação da CT-EA é formada por Ana Lúcia Floriano Rosa Vieira (Coordenadora), Fernando Cesar Grion (Coordenador Adjunto) e Maria Karolina da Silva Tamberlini (Secretária).

#SomosPCJ #ComitêsPCJ #AgênciadasBaciasPCJ #CTEA #EducaçãoAmbiental  #SEDUC