Entre os dias 13 e 17 de fevereiro, a EE Augusto Melega promoveu a Semana de Arte Moderna na escola.
Os professores realizaram com os alunos uma série de atividades com o objetivo de garantir não só que eles entendessem aspectos técnicos e estéticos da Arte de 1922, mas também que os estudantes se apropriassem do evento original de uma forma criativa. O resultado foi incrível e teve, por exemplo, releitura da pintura “O Abaporu”, de Tarsila do Amaral feita com a técnica de mosaico, reprodução da pintura “Os Operários”, também de Tarsila, com rosto dos alunos e emojis. Os alunos ressignificaram a Arte de 22, de forma a fazer sentido para eles.
Uma das professoras organizou lapbooks com os alunos, uma espécie de livro interativo construído pelos estudantes a partir de um conteúdo específico. O livro pode incluir espaços para informações, desenhos, ilustrações, colagens e dobraduras.
Houve também o momento da “folia modernista”, nome que faz alusão ao carnaval, afinal, dia 17, encerramento do evento na escola antecedeu os dias de carnaval.
Os aspectos técnicos e estéticos foram abordados incluindo estratégias que fizessem sentido para os alunos. O vídeo Tarsila: a Paulistinha de Capivari, documentário disponível no youtube (https://youtu.be/s1alCYKgznA) foi exibido durante as aulas.
Os pais puderam prestigiar o evento junto com os estudantes! A equipe gestora incluiu momento de explanação sobre o modelo de gestão e pedagógico do Programa de Ensino Integral, do qual a escola passou a fazer parte. Também foi feita a apresentação da equipe gestora, professores e demais funcionários da escola e os pais puderam dialogar com a equipe, tirar dúvidas e, lógico, prestigiar o evento promovido pela escola.
Quer saber mais? A escola disponibilizou fotos e outras informações sobre o evento em suas redes sociais: https://www.facebook.com/profile.php?id=100015534736361&mibextid=ZbWKwL
Parabéns à escola pelo evento que apresentou a Arte em um formato empolgante e tão repleto de sentidos aos alunos!