Projeto Interdisciplinar: A bomba de Hiroshima

Formar um jovem protagonista exige que o professor reinvente formas de ensinar. Ensino que, como sabemos, vai além de transmissão de conhecimento, e envolve sua transformação com uma visão crítica e emancipadora da sociedade. Pensando nisso, os professores que lecionam no 9º ano da EE Benedicto Evangelista Costa – PEI Jardim Gilda – se uniram na semana em que se relembra os 72 anos do lançamento da bomba atômica em Hiroshima  para debater o tema.

Em História, refletimos sobre o papel das bombas na 2ª Guerra Mundial e no desenvolvimento da história global até os dias atuais com o presidente Donald Trump e seus opositores. Em Geografia, estudamos a fantástica recuperação do Japão pós 2ª Guerra Mundial,  questões sociais que ocorreram nas décadas seguintes e a localização dos países envolvidos no conflito. Em Ciências, aprendemos os efeitos que a radioatividade provoca no organismo humano desde o momento em que as pessoas sofrem o contato até as gerações futuras, bem como o formato da bomba e a amplitude de alcance de seus efeitos. Em Língua Portuguesa, analisamos o poema “Rosa de Hiroshima”, de Vinicius de Moraes, contextualizando com fotografias tiradas após o ataque americano, destacando as metáforas e seus efeitos na construção de sentido do texto. Para finalizar o trabalho, os alunos fizeram uma ilustração sobre o poema e a aprendizagem criada com o projeto sobre as bombas atômicas. Em Artes, montamos um painel sobre o trabalho realizado. Observamos o envolvimento, curiosidade e maior participação nas aulas.