Chamado FDE

 

Problemas de conexão total ou parcial da internet cabeada ou Wi-Fi da Intragov, se confirmado, deve ser aberto chamado na FDE.
Na Diretoria de Ensino – Região de Piracicaba, todos chamados a FDE são realizado pelo NIT através da comunicação das escolas, isto é, se confirmado problemas, a escola informa o NIT, que dará procedimento na abertura de chamado, intermediação e acompanhamento.

Nos casos de conexões, as escolas devem confirmar o problema identificando através de observações ou testes. Há outros casos de falta de internet relacionado a danos ou falhas de infraestrutura que também através de chamado a FDE é solicitado reparos, e até solicitação de novas necessidades de conexão. Segue a orientação de ambos os casos:

É possivél identificar a falta de conexão total ou parcial apenas com a observação. No qual identifica-se que toda escola está sem conexão ou um ambiente específico, onde todos os pontos daquele ambiente/sala estão sem conexão.

Outro problema de conexão é o de Wi-Fi da Intragov (Seduc), quando houver falta de conexão ou não aparecer as redes SEDUC-ADM, SEDUC-ALUNOS E PROFESSORES, #SEDUC_TABLET E SEDUC-TV, podem avisar o NIT para abertura de chamado com a FDE.

Quando um ponto específico não funciona, é necessário alguns testes para confirmar a falta de conexão. Seguem os testes para identificar a causa do problema:

Teste o ponto sem conexão com um notebook (Ultra) da multilaser que tem entrada RJ45;
Se não funcionar, com o mesmo notebook, teste com um outro patchcord (cabo azul de internet);
Se mesmo com a troca do cabo não funcionar, avisar o NIT para abertura de chamado com a FDE; (é aberto chamado de conexão, a FDE irá reparar de forma remota a conexão e se não for conexão, será encaminhado o chamado para reparo da infra)

 

 

Problemas de conexão em pontos específicos, devem seguir os mesmos testes orientado acima, e através do chamado identica se o problema é de infra, e segue para procedimento de reparo.

Outra forma de solicitação de infraestrutura é quando for visível que o ponto lógico (de internet) está danificado. Deve avisar o NIT para procedimento de chamado com a FDE. Em casos de reparos pequenos, posterior a abertura de chamado, pode ser solicitado ao CEIR (Centro de Infraestrutura de Redes), autorização para uso de verba no reparo. Sem autorização, não é permitido alterações ou reparos de pontos ou infraestrutura de rede da escola.

Além dos reparos, a escola pode solicitar novos pontos conforme a necessidade da unidade, tanto para pontos administrativos como pedagógicos. Basta solicitar ao NIT para procedimento.

 

As solicitações de Infraestrutura ao NIT devem ser realizada via chamado ao NIT. Segue o link do chamado: https://forms.gle/vf5UkUZDJjHpHkqAA

As solicitações de problemas de conexão podem ser solicitado via chamado do NIT, porém como tratado de forma emergencial, qualquer forma de contato com o NIT é válida (e-mail, telefone, whatsapp).