A professora de Física, Patrícia Nieves, da E. E. “José Abílio de Paula”, desenvolveu a metodologia “Aula Invertida”, com os alunos do Ensino Médio. Nessa metodologia, o professor propõe um conteúdo e os alunos entram em contato com ele, em casa, por meio de materiais digitais como videoaulas e apresentações, antes mesmo da aula sobre o tema.
O projeto foi bastante proveitoso, pois os alunos foram os protagonistas das apresentações. Justamente o contrário do sistema tradicional, em que o aluno aprende em uma aula expositiva primeiro e faz a tarefa sozinho, depois.
A técnica utilizada gerou oportunidades de aprendizagem significativas, já que a turma, presencialmente, consegue explorar um assunto em profundidade com as apresentações. Além disso, a proposta respeita o tempo de aprendizagem de cada aluno, já que ele pode selecionar qual conteúdo assistir em casa, em que ordem acessar os materiais, revê-los sempre que houver uma dificuldade de compreensão e fazer pesquisas paralelas.
Agradecemos o empenho da professora, a interação dos alunos e a colaboração da família para o desenvolvimento do projeto,