Atividade desenvolvida com o público-alvo da educação especial. O aluno deficiente visual através da oralidade e da exposição de seus sentimentos foi conduzido a despertar a sua criatividade, por meio da liberdade de expressão, em que foi levado a refletir sobre uma palavra-chave que poderia ser trabalhada e transformada em uma linguagem visual para compor um cartaz comunicativo a ser exposto na Unidade Escolar e que estimulasse a todos os outros alunos a enfrentarem seus medos e desafios diários buscando superá-los.
O aluno deixou suas “marcas” no cartaz como um exemplo de superação. Esta foi a palavra escolhida por ele após as reflexões e intervenções do professor: SUPERAÇÃO! A palavra foi toda pontilhada por meio de perfurações no papel cartão e o aluno pode acompanhar por meio do tato o contorno das letras (imagem grafo-tátil adaptada).
A linguagem visual produzida foi exposta no mural da escola para apreciação dos demais alunos e comunidade escolar.
TEMA: Intervenção artística na escola.
HABILIDADE: Articular imagens, ideias e sentimentos por meio da especificidade dos processos de criação nas linguagens das artes visuais gerando projetos de intervenção na escola.
“Arte é a expressão mais pura que há para a demonstração do inconsciente de cada um. É a liberdade de expressão; é sensibilidade, criatividade, é vida” (Jung, 1920).
Componente Curricular: Arte
Professor: André Luis de Oliveira