Estudantes da E.E. Monsenhor Jerônymo Gallo participaram de palestras na “Semana Estadual do Livro e de Incentivo à Leitura e à Escrita”

Descrição da notícia: A notícia tem como objetivo divulgar as palestras realizadas na E. E. Monsenhor Jerônymo Gallo entre os dias 8 e 15 de setembro para incentivar entre os alunos o hábito da leitura. O evento despertou o interesse da comunidade escolar.
Uma parceria entre a Sala de Leitura da E.E. Monsenhor Jerônymo Gallo e alguns escritores piracicabanos resultou na realização de palestras com temas voltados a diferentes gêneros textuais, como poesias, lendas e narrativas.
A ação, realizada na semana de 8 a 15 de setembro, contou com a participação dos estudantes, com idades entre 12 e 17 anos, matriculados do 7º ano do Ensino Fundamental à 2ª série do Ensino Médio.
A programação teve início no dia 10, com a escritora, poetisa e contadora de histórias Marcela Montrazi. Na ocasião, ela apresentou seu varal de poesias. Alguns alunos tiveram a oportunidade de declamá-las.
No dia 11, foi a vez da escritora Ivana Maria França de Negri, que trouxe os personagens folclóricos da Piracicaba, apresentando as lendas da nossa cidade. No dia, ela sorteou muitos livros para os alunos.
A escritora Ivana e a Equipe Pedagógica da escola selecionaram o aluno Enzo Gabriel Ribeiro dos Santos, 12 anos, do 7º ano A do Ensino Fundamental, que também é escritor, e a aluna Maria Clara Domingos de Oliveira, 17 anos, da 3ª série B, do Ensino Médio, assídua leitora, para receberem um Diploma na FLIPIRA, Feira Literária de Piracicaba, que acontecerá no dia 18 de outubro, no Engenho Central, incentivando ainda mais o excelente hábito de leitura dos jovens.
Encerrando as atividades, ocorreu no dia 12 de setembro a palestra do professor e escritor Gilmair Ribeiro dos Santos, que usou de suas narrativas para engrandecer o evento, mostrando seus livros e apresentando aos estudantes a importância da leitura e o como ela pode mudar o rumo de suas vidas.
O evento trouxe um novo olhar da escrita aos estudantes, mostrando a leitura, como um fator agregador de valores, voltada à promoção de uma cultura de paz no ambiente escolar.