EE Elias de Mello Ayres, de Piracicaba, fica em 2º lugar em prêmio nacional

Escola ficou em 2 lugar Projeto Liga Steam 2024 nacional. O evento aconteceu no museu do amanhã no Rio de janeiro dia 10/12/2024. Professores Fábio Henrique Cogo e Gleice Marini de Souza

Segue Redação publicada pelo Jornal de Piracicaba:
Fonte: https://sampi.net.br/piracicaba/noticias/2873116/cidade/2024/12/escola-publica-de-piracicaba-fica-em-2-lugar-em-premio-nacional

12.12.2024 15h54

MELLO AYRES

Escola pública de Piracicaba fica em 2º lugar em prêmio nacional

O uso da Internet das Coisas (IoT) para monitorar o clima e otimizar a produção de alimentos em áreas urbanas pouco aproveitadas foi tema do projeto realizado por alunos do 6º ano da Escola Estadual Professor Elias de Mello Ayres, de Piracicaba, que conquistou o 2º lugar no Prêmio Nacional Liga STEAM, na categoria Ensino Fundamental – Anos Finais.

O Prêmio Nacional Liga STEAM é uma iniciativa promovida pela Fundação ArcelorMittal para valorizar a implementação da abordagem Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática em sala de aula e o engajamento de alunos e professores na proposta de soluções para desafios de suas comunidades. O projeto promoveu uma aprendizagem prática e interdisciplinar aos estudantes.

Na Escola Mello Ayres, grupos com 30 crianças com idade média de 11 anos implantaram uma horta na área externa da escola, numa calçada de 12 metros de comprimento e dois metros de largura. O objetivo era permitir aos alunos que vivenciassem as mudanças climáticas, entendendo os desafios de produzir alimentos e como as intempéries afetam a produção agrícola.

“Os estudantes buscaram encontrar respostas aos desafios existentes, por meio da aprendizagem direta da matemática, ciências e geografia, em equipamentos de alta tecnologia no laboratório de informática da escola, e com informações climáticas reais. Eles fizeram cálculos, analisaram o espaço existente para a horta, montaram planilhas, documentaram o processo e aprenderam sobre a construção de um site, o uso do Google Maps e do Tinkercard – plataforma para desenvolvimento de projetos em 3D. E ainda pesquisaram sobre as plantas, material de reuso e montaram vasos em baldes”, explica Fábio Henrique Cogo, um dos professores envolvidos no projeto.

De acordo com o professor, as crianças elas entenderam que é possível produzir hortaliças e PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais) em áreas reduzidas por meio de uma agricultura urbana mais eficiente e sustentável.

“Os alunos puderam coletar dados em tempo real sobre temperatura, umidade e outros fatores ambientais, essenciais para a produção de alimentos. Por meio dessa atividade, eles desenvolveram diversas habilidades: científicas ao analisar e interpretar os dados, tecnológicas ao configurar e manter os dispositivos IoT, e matemáticas ao trabalhar com estatísticas e gráficos”, diz a professora Gleice Marini de Souza, que também participa do projeto.

Para Renata Nogueira, conselheira do Instituto EP, ao se envolverem em projetos como esse, os estudantes não só aprendem conteúdos curriculares de forma integrada, mas também desenvolvem uma mentalidade inovadora e sustentável, essencial para o futuro.