Sessenta alunos do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio receberam treinamento sobre processos seletivos e competências comportamentais (Soft Skills), visando preparar os jovens em busca do primeiro emprego. Os alunos passaram por simulação de entrevistas de emprego e foram certificados.
A assessora de políticas públicas da Semdettur, Sarah Giangrossi, orientou os alunos e reforçou que o programa Meu Futuro Emprego é oferecido de maneira gratuita, com carga horária de 7 horas por meio das seguintes disciplinas: elaboração de currículos, como se portar durante o processo seletivo, soft skills e organização financeira e simulação de entrevistas de emprego. “A experiência de apresentar temas como mercado de trabalho e empregabilidade dentro da sala de aula tem sido muito valiosa para a formação dos alunos”, destacou Sarah.
“Aprendemos que durante o processo de seleção devemos evitar gesticular demais e sempre olhar nos olhos do entrevistador para que ele veja que estamos interessados no assunto. Não podemos deixar que o nervosismo nos impeça de mostrar nossas habilidades”, destacou Ester de Oliveira, aluna do 2º ano do Ensino Médio.
ENGAJAMENTO – A diretora da Escola Augusto Melega, Priscila Gobbo Cerimarco Ramos, disse que os alunos não tinham muitas perspectivas de como funciona o mercado de trabalho e que a experiência foi válida para que eles entendam a importância de se prepararem bem para conseguir uma oportunidade de emprego.
Vinícius Alexandre da Silva, aluno do 3º ano, disse que entender como funcionam os critérios de seleção adotados pelos recrutadores da área de Recursos Humanos é um importante diferencial para quem deseja ingressar no mercado de trabalho. “Esse conhecimento a gente não aprende em casa e nem no colégio. Agradeço pela oportunidade que nos foi oferecida”, revelou Vinícius.
Eduardo de Oliveira Pereira, que cursa o 1º ano, disse que o treinamento oferecido pela Semdettur foi excelente e que ele aprendeu que precisa demonstrar as habilidades que possui durante uma entrevista de emprego de maneira objetiva. “O segredo é permanecer calmo e ressaltar suas qualidades para que o entrevistador veja que estou qualificado para a vaga oferecida”, disse Eduardo.