- E Augusto Saes traz mais uma atividade muito interessante, desenvolvida pela professora Maria Inês Rosa em parceria com as professoras da sala de leitura Maria Isabel Matias e Natalia Giovanoni. Os alunos das turmas dos quartos anos B e C (fundamental I) produziram coletivamente cartas do leitor em um primeiro momento, avançando para a escrita individual depois.
Quer entender melhor qual foi a proposta?
Foi feita a apresentação das etapas da sequência didática “Escrita de carta de leitor das turmas dos 4os anos”, orientações e definição do nome do jornal, quem serão os leitores e onde os textos a serem postados circularão. Os OBJETIVOS era:
– A sequência didática Carta de leitor propõe que os alunos façam uma reflexão sobre o gênero, suas características e estrutura, que possam ser capazes de ler silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com compreensão e autonomia para planejar e produzir cartas considerando seus elementos constituintes: opinião e argumentos, posicionando-se diante de reportagens; divulgação da sequência para o “Jornal da Turma”, que circulará (via WhatsApp) entre os grupos dos 5os anos. Desenvolvimento:Etapa 1 – ESCRITA COLETIVA DE CARTA DE LEITOR
– Leitura colaborativa de uma notícia;
– Estudos e características do gênero;
– Argumentos da turma considerando os aspectos favoráveis e contrários relacionados à matéria;
– Escrita coletiva da carta (como modelo);
– Todos irão ditar para que a professora digite no grupo;
– Análise dos trechos ditados (com o apoio da professora), lendo e colocando-se no lugar das pessoas que irão ler a sua carta, perguntando-se: “a pessoa compreenderá o que escrevemos?”;
– Revisão coletiva da carta com apoio do quadro de critérios considerados para o gênero;
– Passar a limpo a carta e fazer a exposição no mural virtual, como modelo para a escrita de outras cartas. Etapa 2
PRODUÇÃO INDIVIDUAL DE UMA CARTA DE LEITOR
– Seleção de uma das notícias apresentadas;
– Vídeo de leitura da notícia;
– Produção individual da carta de leitor referente à notícia
escolhida;
– Considerar o gênero textual e suas características para refletir sobre as questões: “para quem irei escrever?” e “onde o meu texto vai circular?”;
– Apresentar na carta sua posição e seus argumentos, de forma clara e convincente;
– Analisar e revisar a carta escrita, com apoio no quadro de critérios estudados durante a sequência;
– Passar a limpo a escrita da carta de leitor. Etapa 3. CONCLUSÃO
– Finalização com vídeo de leitura da carta de leitor e envio para o “Jornal da Turma”, a ser postado nos grupos dos 5os anos e no Facebook da E. E.Augusto Saes.
Vale a pena assistir o vídeo com o produto final!