ENCERRAMENTO DO CURSO “ARTE CONTEMPORÂNEA E ARTE AFRICANA” COM PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE PIRACICABA
Encerrou-se, em 18 de dezembro de 2018, a 1ª edição do curso. Participaram, em sua maioria, professores de Artes da rede estadual de Piracicaba, mas participaram também professores de outras áreas.
O curso de Atualização, realizado pela DER-Piracicaba em parceria com o Sesc-Piracicaba e certificado pela EFAP, foi dividido em dois módulos: Arte Contemporânea e Arte Africana. O primeiro, Arte Contemporânea, trouxe o panorama da arte moderna e contemporânea, obras e artistas contemporâneos através de uma abordagem com textos e imagens. Vários temas foram discutidos: tempo e memória, Corpo, Identidade e Erotismo, espaço e o lugar da arte, discussões sobre Políticas relacionadas à Arte entre outros. Durante as aulas, artistas plásticos de Piracicaba foram convidados a falar sobre sua produção artística e os cursistas realizaram produções coletivas como exercício de arte. O segundo módulo, Arte Africana, apresentou a história da arte na África a partir de seus próprios marcos temporais e civilizatórios e ajudou a entender os aspectos e características gerais das culturas africanas para uma melhor compreensão da relação desta com as artes do continente. Também foi possível compreender as linguagens plásticas africanas em diálogo com as culturas nas quais elas nasceram. O segundo módulo também atende à Lei 10.639/03, alterada pela Lei 11.645/08, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana em todas as escolas, públicas e particulares, do ensino fundamental até o ensino médio, pelo viés da Arte.
As aulas foram momentos de aprender, mas também de conhecer outros professores da Rede, trocar experiências e, por que não? Compartilhar conhecimento?
Os professores que participaram do curso produziram 4 Planos de Aula voltados ao componente curricular Artes. O material articula a Arte Contemporânea e Africana ao Currículo do Estado de São Paulo. A professora Andrea Fonseca Gonzales, da EE Felipe Cardoso nos convida a conhecer um pouco sobre a cultura africana e valorizar a sua contribuição positiva para o desenvolvimento da igualdade entre todos com um Plano de Aula voltado à Sala de Recurso do 6º ano. A professora Claudete Perim de Souza, da CEEJA Antônio José Falcone traz Plano de aula para o 7º ano que objetiva fazer o aluno perceber a linguagem artística como forma de expressão, dissociando-a da ideia de arte como mera reprodução estética. Eles discutem as relações entre a arte e o lugar em que é exposta e fazer com que os alunos experimentem ações como espectadores de arte. Também é possível, por meio dele, levar o aluno a analisar a interferência do homem no meio ambiente, bem como a consequência e influência no seu modo de vida. A a coordenadora Claudia Ap. Marques da Silva da EE. Eduir Benedicto Scarppari, propõe trabalhar a Arte Pública com alunos da 1a série do Ensino Médio e o professor Rodrigo Gomes da Silva, da EE Antônio de Mello Cotrim também traz proposta voltada à 1ª série do Ensino Médio, mas convida a conhecer e explorar a Arte Contemporânea através de imagens da Bienal de Arte de São Paulo, que está em sua 33ª edição neste ano.
Vale a pena conferir!
Agradecemos a todos os professores pela participação no curso e pelos Planos de Aulas valiosos que podem ser acessados por meio do link:
https://drive.google.com/drive/folders/1qE_SRhhPEhcurouyPs7urIw4r2LhP2VC?usp=sharing