Culminância de Eletiva – Sociedade e Cultura da Escola “Dr. Alfredo Cardoso” professor responsável Lailson Leoncio

A Eletiva desenvolveu a reflexão entre Sociedade, História e Cultura, com questões étnico-raciais, ética, deveres e obrigações de cidadania, questões de gênero e sexualidade, diversidade e multiculturalismo, da sociedade. Os mediadores de conhecimento propuseram a construção histórica da cidade de Piracicaba tendo como objeto de estudo o Cemitério da Saudade, localizado na Avenida Independência, vizinho da Unidade Escolar.

Tais tópicos foram desenvolvidos a partir de revisão de conceitos provenientes de um referencial misto fundamentado nas ciências humanas, sociais e naturais, o currículo do estado de São Paulo e a partir de exposições dialogadas, rodas de conversa, atividades dirigidas em grupos e um relatório de pesquisa.

O objetivo de estudo dessa eletiva era discutir como os problemas sociais interferem na vida cotidiana; Desenvolver protagonismo, liderança, trabalhar e fomentar o pensamento crítico e criativo dos (as) estudantes; Desenvolver o repertório cultural e a capacidade de se comunicar, acessar e produzir informações e conhecimentos; Priorizar a escuta ativa e a argumentação, por meio de debates e diálogos, em um espaço de tolerância e respeito; Avaliar dados e fatos para a produção de análises e estudos.

A eletiva chegou a sua culminância com a produção de um site, um curta metragem (https://cultura-piracicaba.netlify.app/) e a visita na Câmara Municipal de Piracicaba com o discurso na tribuna da aluna Livia Zen.

O objetivo da VISITA, é incentivar a participação dos jovens na estrutura organizacional da cidade onde habitam, para exercer de forma significativa sua cidadania, por meio da integração com a Câmara Municipal de Piracicaba e com a comunidade escolar da Escola Estadual Dr. Alfredo Cardoso.

A finalidade é possibilitar que os estudantes compreendam a importância do LEGISLATIVO para o desenvolvimento do Município onde residem, no que tange à fiscalização e votação de leis que norteiam o PLANO DIRETOR da cidade e também ter uma visão ampla de toda a dinâmica de funcionamento de uma reunião ordinária numa sessão da Câmara dos Vereadores.