Como parte das atividades da disciplina Preparação Acadêmica, um grupo de alunos da “Escola da Jaqueira” visitou a exposição “Sentir pra Ver”, e participou da oficina “Arteinclusão”, realizadas pelo SENAC Águas de São Pedro, em comemoração à semana de educação..
O evento, sob a curadoria da museóloga Amanda Tojal, conta com a apresentação de 14 obras artísticas e suas representações em maquetes, 3D, alto relevo, e uso de áudio, permitindo assim que deficientes visuais possam melhor realizar a experiência estética.
Entre as imagens de obras presentes na exposição estão as dos artistas Almeida Junior, Arnaldo Ferrari, Bete Worms, Di Cavalcanti, Carlos Scilar, Dario Barbosa, Gino Bruno, Pedro Alexandrino, Rebolo, Maurício Nogueira Lima, Leopoldo Raimo e Navarro da Costa, entre outros, abrangendo a arte brasileira do final do século XIX a meados do século XX.
“Os alunos participaram das atividades usando vendas nos olhos, para vivenciarem a experiência dos deficientes visuais, colocando-se em seu lugar, buscando sentir as obras através dos outros sentidos, o que permitiu uma importante reflexão sobre a inclusão.” Afirma o professor Marcos José de Aquino Pereira.