III Seminário de Sexualidade e Educação discute a prevenção das IST/Aids entre os jovens com Professores Interlocutores de Saúde e Prevenção

A Diretoria de Ensino Região Piracicaba em parceria com o Centro de Apoio e Solidariedade à Vida (CASVI) realizaram no último dia 24, o III Seminário de Sexualidade e Educação nas dependências do SESC Piracicaba. A temática abordou a educação para prevenção das IST HIV/Aids: métodos e perspectivas para o diálogo com a juventude.

Trata-se da viabilização, na Rede Estadual de Ensino, de um projeto de educação continuada que propicie condições para o desenvolvimento da autoestima dos alunos e do senso de responsabilidade sobre a saúde individual e coletiva, promovendo a conscientização sobre as complicações relacionadas à gravidez na adolescência e sobre as IST/Aids.

Através de Oficinas Pedagógicas e de materiais didáticos específicos as ações buscam criar espaços comunitários informais para discussão e reflexão de temas pertinentes ao projeto.

“Segundo a ONU, por dia, cerca de 2 mil jovens são infectados por HIV. Estimativas indicam que indivíduos de 15 a 24 anos somam mais de um terço de todas as novas infecções pelo vírus entre os adultos. Nessa mesma faixa etária, apenas 36% dos rapazes e 28% das jovens possuem informações precisas e claras sobre o HIV. ”

https://nacoesunidas.org/cerca-de-2-mil-jovens-sao-infectados-por-hiv-a-cada-dia-alerta-levantamento-da-onu/

O seminário foi direcionado aos professores interlocutores de saúde e prevenção das escolas públicas estaduais e teve como objetivo promover a discussão com profissionais da educação formal, métodos e perspectivas para o diálogo com a juventude em relação à prevenção do HIV/AIDS e outras IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis), além de apresentar projetos mais recentes desenvolvidos por organizações da sociedade civil (ONG CASVI de Piracicaba e ONG VIRAÇÂO de São Paulo) com base no protagonismo juvenil e mídia como forma de transmitir informações para os jovens.

Contamos com a presença da Profª Drª Andreza Marques de Castro Leão da UNESP/Araraquara que proferiu a palestra “ A educação sexual como ferramenta de prevenção às IST/Aids” e com oficinas temáticas, nas quais os professores vivenciaram e discutiram a metodologia: Prevenção combinada, redução de danos e vulnerabilidades, sexualidade e saúde reprodutiva, Jogo “Em seu Lugar”, educomunicação como ferramenta de diálogo com os jovens sobre prevenção ao HIV/AIDS (conduzida pela ONG VIRAÇÃO).