DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO PIRACICABA
REDE
SOLICITADO: Núcleo Pedagógico
AUTORIZADO: Dirigente
TRANSMITIDO: Norberto
REDE: 0487/2017
DATA: 29/09/2017
ASSUNTO: II Semana USP de Ciência e Tecnologia
Senhores (as) Diretores (as),
A Diretoria de Ensino Região de Piracicaba informa que entre os dias 23 e 28 de outubro, a Universidade de São Paulo realiza a segunda edição da Semana USP de Ciência e Tecnologia, com o tema “A Matemática está em tudo”, em referência à celebração do Biênio da Matemática (2017/2018).
A intenção é aproximar a população e a ciência e tecnologia produzidas na USP, com uma programação que oferece quase 90 atividades gratuitas na capital, em Santos e nos campi da USP no interior do Estado.
Na capital, a Semana terá um espaço especial montado no Centro de Difusão Internacional da USP (CDI), localizado na Cidade Universitária, concentrando uma seleção de atividades variadas em um único local, facilitando a visitação do público.
Além do CDI, várias unidades do campus Butantã, a USP Leste, o Parque CienTec, o Museu de Zoologia e o Centro Universitário Maria Antonia, e dos campi do interior (Bauru, Lorena Ribeirão Preto e São Carlos), e o Engenho dos Erasmos, em Santos, também oferecem atividades.
A Semana USP de Ciência e Tecnologia proporciona gratuitamente ao público um espaço interativo de divulgação da produção científica e tecnológica desenvolvida pela USP, oferecendo também uma oportunidade de contato da população com pesquisadores e professores ou até mesmo de conhecer laboratórios, simuladores e espaços de pesquisas.
Com foco na matemática, o evento demonstra a ciência dos números presente em diversas situações e, com linguagem acessível e o auxílio de especialistas, pretende estimular a curiosidade e motivar a população a pesquisar e discutir os impactos que a ciência e a tecnologia podem gerar em benefício da sociedade.
O evento é uma ação coordenada pelas Pró-Reitorias de Cultura e Extensão Universitária e de Pesquisa da USP, e faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.
Confira algumas atividades da programação:
A Caverna Digital da USP é um laboratório que apresenta duas instalações de realidade virtual: uma relacionada à arqueologia digital e outra à manutenção de redes elétricas. Capaz de enganar os sentidos do usuário a partir de um sistema computacional, essa tecnologia permite às pessoas uma imersão, com ou sem interação, em um ambiente simulado com efeitos visuais, sonoros e até mesmo táteis.
Em Matemática e Arte o público poderá participar ativamente de ações que recriam de forma interativa réplicas de obras do período renascentista, de representações do corpo humano e também da construção de logomarcas por técnicas que estimulam a compreensão de elementos matemáticos, e, neste caso, da proporção áurea. Também chamada de divina proporção é muito utilizada nas artes e encontrada no corpo humano e em outros exemplos que envolvem ordem de crescimento na natureza.
Hardware Livre USP irá apresentar seus projetos envolvendo placas de hardware como Arduino, Raspberry Pi e Intel Galileo, além de soluções utilizando impressora 3D, Internet das Coisas e interfaces musicais. Os participantes poderão interagir com os projetos que vão desde protótipos de soluções científicas a vídeo games. Dentre os projetos destacamos uma potente mini centrífuga, um cluster de hardware livre, o brinquedo Genius e um teclado feito a partir de drivers de disquetes.
Para tornar a matemática mais atrativa, a Exposição da Matemateca traz jogos, desafios e objetos interativos, construídos por artesãos, que procuram tornar concretos alguns conceitos abstratos.
Física com Sombras faz uma demonstração lúdica e apresenta, a partir da peça Aventuras de Sófia: Do Átomo à Nanotecnologia, a evolução e os conceitos da Física com técnicas combinadas de teatro de sombras e fenômenos ondulatórios. Na trama a personagem percorre a evolução dos modelos atômicos até os primórdios da nanotecnologia.
A oficina (Des)dobrando a Matemática em flores, em bichos… traz atividades e exercícios para que os participantes observem os números presentes na natureza. De forma lúdica, biologia, matemática e arte são integradas. Desenhos, origami, resolução de problemas e até mesmo a escrita de poemas com base na literatura brasileira estão entre os elementos desenvolvidos.
Na Sala dos 1001 problemas, baseada no livro o Homem que Calculava, de Malba Tahan, os visitantes serão desafiados na solução de situações intrigantes.
Descobrindo a Matemática das pipas, das cores e dos códigos traz palestras, oficinas e curiosidades sobre a temática.
A oficina Matemática, Luz, Música e Hardware Livre abordará o uso do Arduino (hardware livre) para produzir luz e som através de programas de computador; além de temas que relacionam a matemática com a saúde para a execução do ofício.
Para conferir a programação completa e mais informações, os interessados podem visitar o site: usp.br/semanact
RETOMANDO:
- II Semana USP de Ciência e Tecnologia
- Período: 23 a 28 de outubro (segunda a sábado)
- Local:
Capital: Campus Butantã da USP (Centro de Difusão Internacional e diversas unidades), USP Leste, Parque CienTec, Museu de Zoologia e Centro Universitário Maria Antonia.
Campi do interior: Bauru, Lorena, Ribeirão Preto e São Carlos, e Engenho dos Erasmos, em Santos
- Programação, horários, endereços: br/semanact
Atenciosamente,
Rita Prates
PCNP Matemática
De acordo
Fábio Augusto Negreiros
Dirigente Regional de Ensino