0349-2017 – PROGRAMA “JOVENS EMBAIXADORES 2018”

   DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO PIRACICABA

REDE

 

SOLICITADO POR: Núcleo Pedagógico

AUTORIZADO POR: Dirigente

TRANSMITIDO POR: EVA VILMA

REDE Nº: 0349/2017

Data: 27/07/2017

ASSUNTO: PROGRAMA “JOVENS EMBAIXADORES 2018”

 

 

Senhores(as) Diretores(as),

Informamos que as inscrições para o Programa ”Jovens Embaixadores 2018” estão abertas e devem ser realizadas até o dia 09/08/2017. Alunos de todos os anos do Ensino Médio da Rede Pública Estadual e que tenham entre 15 e 18 anos podem ser inscrever no processo seletivo e participar.

 

O Programa “Jovens Embaixadores” é um intercâmbio de três semanas nos Estados Unidos para estudantes brasileiros de destaque na rede pública de ensino. O programa oferece a esses jovens a oportunidade de expandir seus horizontes e, ao mesmo tempo, fortalecer os laços de amizade, respeito e colaboração entre o Brasil e os Estados Unidos.

 

O Programa acontece sempre no mês de janeiro. Na primeira semana, os Jovens Embaixadores visitam a capital dos Estados Unidos, Washington-DC, participam de reuniões com autoridades do governo, visitam escolas públicas e projetos sociais. Após a programação na capital americana, os Jovens Embaixadores viajam para estados-anfitriões, onde são hospedados por famílias voluntárias, frequentam aulas em escolas da região, participam de atividades de voluntariado, fazem apresentações sobre o Brasil e fortalecem seu perfil de liderança.

 

Para ser considerado um candidato em potencial, o estudante deverá preencher integralmente os seguintes pré-requisitos:

 

  • Ter nacionalidade brasileira;
  • Ter entre 15 e 18 anos (os candidatos deverão ter no mínimo 15 anos em 09/01/2018 e não poderão ter mais que 18 até 04/02/2018.
  • Ter pouca ou nenhuma experiência anterior no exterior;
  • Jamais ter viajado para os Estados Unidos;
  • Ter boa fluência oral e escrita em inglês;

 

 

  • Ser aluno do ensino médio na rede pública;
  • Pertencer à camada socioeconômica menos favorecida;
  • Ter excelente desempenho escolar;
  • Ter perfil de liderança e iniciativa;
  • Ser comunicativo;
  • Possuir boa relação em casa, na escola e na comunidade;
  • Estar atualmente engajado em atividades de responsabilidade social/voluntariado, além de comprovar já ter realizado ao menos 12 meses – contínuos ou não – de voluntariado.

 

 

Mais informações sobre os requisitos para se tornar um Jovem Embaixador estão em: https://br.usembassy.gov/pt/education-culture-pt/programa-jovens-embaixadores/. A inscrição deverá ser feita via Facebook do programa: https://www.facebook.com/JovensEmbaixadores, onde é possível acessar o formulário para a inscrição.

 

Se aprovado no pré-cadastro, o candidato deverá preencher o formulário de inscrição, anexar a documentação solicitada e selecionar a instituição parceira.

 

 

Atenciosamente,

Meire Alesina

 PCNP de LEM

De Acordo

                                                                 Fábio Augusto Negreiros

Dirigente Regional de Ensino