PAMMA / Prêmio Arcelor Mittal pelo Meio Ambiente/2017

 

 

Capacitação de 40 professores Interlocutores de Educação Ambiental da Rede Estadual.

 

Com a temática :  Meio Ambiente e Ciência / A Energia na minha cidade.

 

Parceria da Diretoria de Ensino Região de Piracicaba com a Arcelor Mittal Piracicaba na formação de professores e desenvolvimento de projetos  de Iniciação Científica.

Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente 2017.

 

Em sua 26ª edição, o Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente propõe o desdobramento do novo formato desenvolvido no ano passado, que valoriza a prática científica e o trabalho coletivo.

 

Com o tema Meio Ambiente e Ciência: a energia na minha cidade, o concurso convida professores e estudantes a lançarem um olhar crítico para sua localidade e a desenvolverem projetos voltados para a realidade da comunidade onde estão inseridos. A proposta é guiar os alunos para que se tornem protagonistas de mudanças locais, estimulando uma atitude cada vez mais consciente.

 

A energia está presente em tudo à nossa volta e envolve amplo conhecimento científico. Dessa forma, aprofundar sobre o tema, iniciado em 2016, será uma oportunidade de descobrir novas questões motivadoras para projetos com viés local bem como de dar continuidade e enriquecer as experiências já iniciadas.

 

Justificativa da ação:

 

A Orientação técnica – Energia e Ciência: em busca de soluções sustentáveis é uma continuidade de ações que envolvem a cultura científica, que se constituem por meio de projetos de investigação de Pré-iniciação nas escolas de ensino regular e do Programa de Ensino Integra desde 2014 com a participação nas Feiras do Conhecimento local e FeCEESP.  Os projetos são carregados de intencionalidade, além de estruturados, organizados e planejados, implicando em relações pedagógicas formalizadas que venham a mediar à formação científica dos estudantes da rede pública estadual de São Paulo. Fundamentados no Ensino por Investigação e na metodologia de pesquisa científica, os estudantes são estimulados a fazer e a agir referenciados no pensamento cientifico. Isso contribui com o desenvolvimento de habilidades, da construção de atitudes e valores, de tal forma que a práxis esteja voltada para o contexto histórico-social no qual o estudante e sua comunidade estejam inseridos.

As orientações e atividades desenvolvidas com professores de Ciências (EFAI e EFAF) buscam estimular nos estudantes três etapas do processo de aprendizagem, previstas no Currículo Oficial do Estado de São Paulo de Ciências da Natureza (2010). Elas são:

  • Atividades com participação ativa dos alunos, preferencialmente demandando consulta e cooperação com seus colegas, assim como tomada de posição;
  • Temáticas que dialoguem com o contexto da escola e com a realidade do aluno, antecedendo aquelas que transcendem o seu universo vivencial;
  • Observações que não se limitem a experiências demonstrativas ou laboratoriais, mas que envolvam percepções do mundo real, em que a participação e o registro feito pelos alunos sejam relevantes.

 

Objetivos

  • Promover a formação e desenvolvimento da Pré-Iniciação Científica entre os estudantes da Rede de Ensino Estadual de São Paulo.
  • Estimular os alunos a pensar criticamente e buscar soluções alternativas para os desafios propostos, desenvolvendo as competências e habilidades do Currículo do Estado de São Paulo, com ênfase na competência leitora e escritora.
  • Ampliar os conhecimentos científicos dos jovens na pesquisa de formas alternativas para as soluções de problemas, incluindo as áreas da Saúde, Sustentabilidade e Meio Ambiente.
  • Instigar os alunos a se posicionar de forma consciente diante de uma problemática e valorizar a pluralidade de nosso patrimônio sociocultural.