O objetivo da atividade era de identificar e utilizar os dispositivos de hardware disponíveis e seus periféricos: teclados, mouse e computador. Para alcançar este objetivo, o tema principal dessa atividade foi a compreensão do que é um computador e de outros dispositivos digitais. O que é um desktop (computador de mesa) e seus componentes periféricos (mouse, teclado, pen drive, entre outros). Outros tipos de dispositivos, tais como notebook, tablets e celulares foram abordados.
A professora organizou uma roda de conversa e perguntando aos estudantes o que é um computador e como ele nos ajuda, tanto na socialização, na troca de experiências, no trabalho e entretenimento.
A professora também aborodu sobre o que eles sabem a respeito do teclado e sua função. Após anotar na lousa as respostas dos estudantes durante a conversa inicial, foi explicado que o teclado é utilizado para que possamos dar os comando ao computador ou outros dispositivos quando digitamos.
Os estudantes construiram um teclado e um mouse desplugados com materiais não estruturados, como por exemplo, papelão, tampas de garrafas pet grandes, cola e papéis coloridos diversos. Para completar essa atividade os alunos ficaram conhecendo o gabinete e a memória do computador. Os estudantes montaram o seu próprio computador com os componentes que construíram. O resultado foi satísfatório, pois todos se envolveram com a atividade, usaram a criatividade e puderam descobrir que alguns comandos que utilizamos no teclado devem seguir uma determinada ordem, pois isso é fundamental, enquanto em outros comandos, a ordem das teclas digitadas não interferem no resultado.