Em visita a escola de São Pedro no Dia da Mulher, promotora fala de conquistas e desafios

Angélica Sigollo dirigiu-se a alunos e servidores da unidade de ensino

No mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, a promotora de Justiça Angélica Ramos de Frias Sigollo foi convidada pela direção da Escola Estadual Aroldo Donizetti Leite (“Escola da Jaqueira”), em São Pedro, para falar sobre as conquistas e os desafios das mulheres na sociedade brasileira. A visita aconteceu nesta quarta-feira (8/3).

Ao se dirigir a alunos, alunas e aos servidores da escola, Angélica abordou o contexto histórico de protestos de mulheres trabalhadoras no início do século XX, o reconhecimento formal de 8 de março como o Dia Internacional das Mulheres pela ONU em 1977 e as leis pela igualdade entre homens e mulheres. Ao mesmo tempo em que reconheceu os avanços nos direitos das mulheres, a promotora de Justiça lamentou que as diversas formas de violências contra as mulheres estejam crescendo no Brasil e no mundo, destacando o aumento de agressões, ameaças e feminicídios na comarca de São Pedro.

Angélica dedicou parte de sua fala aos alertas de violências domésticas e meios de romper o ciclo abusivo antes que seja tarde. Ela finalizou com uma provocação para que a sociedade possa encarar o dia 8 de março além de seu caráter comercial, marcado por presentes e mensagens, convidando todos à reflexão sobre que realmente importa: a valorização da mulher no mercado de trabalho, nas relações sociais e na estrutura familiar, bem como sua proteção contra violências do machismo e da misoginia.