O Programa de Inovação Educação Conectada do Ministério da Educação tem o objetivo de apoiar a universalização do acesso à internet de alta velocidade, por via terrestre e satelital, e fomentar o uso de tecnologia digital na Educação Básica.
O que a escola precisa fazer para aderir? O procedimento é simples: basta instalar o software Medidor Educação Conectada em algum computador que seja utilizado pelos alunos e professores para atividades pedagógicas. Tal computador deve estar constantemente ligado, uma vez que as medições são realizadas a cada 4 horas em média, de forma automática. Para isso, acesso ao link do Educação Conectada, se registre no site e acesse o conteúdo “Instalando Software de Medição”. Caso tenha alguma dúvida, este tutorial em vídeo pode te ajudar.
Em caso de problemas com a instalação, entre em contato com o suporte pelo e-mail: medidor-piec@simet.nic.br
Ainda, sugere-se que as unidades escolares que já instalaram o medidor que verifiquem se estão utilizando a versão mais recente do SIMET, pois ela dispõe de melhorias nas medições e correções em geral, além de permitir às escolas compararem a qualidade de sua conexão com a de outras da mesma região.
Além de medir a velocidade da internet, o SIMET também coleta informações sobre a latência, a perda de pacotes e a qualidade da experiência do usuário. Essas informações são importantes para identificar problemas na conectividade e tomar medidas para corrigi-los.
O SIMET é uma ferramenta valiosa para as escolas públicas. Ele ajuda a garantir que as escolas tenham uma conexão de internet de qualidade, além de ser uma condicionante para adesão ao PAF.
Sugerimos ainda que as unidades escolares que já instalaram o medidor verifiquem se estão utilizando a versão mais recente do SIMET, pois dispõe de melhorias nas medições e correções em geral, além de permitir às escolas compararem a qualidade de sua conexão com a de outras escolas da mesma região.
Instalação do software nos equipamentos da Seduc:
Nos novos:
Desktop Lenovo, Notebook Lenovo e Multilaser, Chromebook Sansumg: O software pode ser instalado pela escola de forma autonoma, utilizando o e-mail institucional de ativação ou o login administrador de Proatec. Em caso de dúvidas entrar em contato com o NIT para suporte. Em caso de pedido de instalação ao NIT, solicitar através do chamado do NIT.
Notebook Positivo (Netbook): Não é possível a instalação devido a limitação de armazenamento do equipamento. Nele devem ser utilizado funções on-line.
Tablet Positivo, Tablet Multilaser, Smartphone: O software não tem disponibilizado para o sistema operacional do Android.
Antigos:
Desktop Positivo, Itautec: O software pode ser instalado apenas pelo NIT devido a uma restrição de administrador. Em caso de pedido de instalação ao NIT, solicitar através do chamado do NIT.
Desktop CCE, Diebold, Daruma: São equipamentos obsoletos, funcionando apenas com sistema operacional do Windows 7, o qual não há mais imagem ou suporte para estes equipamentos.
Clique na imagem para acessar a página de dowload do programa.